17/11/2025 22:23:44

Brasil
17/11/2025 20:00:00

Movimentação policial intensifica combate às barricadas ilegais no Rio de Janeiro

Governador Castro revela operação em múltiplos municípios após identificação de quase 14 mil obstáculos por criminosos

Movimentação policial intensifica combate às barricadas ilegais no Rio de Janeiro

Na última segunda-feira (17), o chefe do Executivo estadual, Cláudio Castro (PL), revelou a implementação da iniciativa denominada Operação Barricada Zero, uma nova estratégia do governo fluminense após os sucessos das ações nos complexos do Alemão e da Penha contra o grupo criminoso Comando Vermelho.

De acordo com informações do jornal O Estado, já foram localizadas e mapeadas aproximadamente 13.604 obstáculos improvisados, colocados por grupos ilícitos na região metropolitana do Estado.

As primeiras intervenções começaram em 10 de novembro, quando equipes do 31º Batalhão de Polícia Militar (Recreio) removeram barricadas em comunidades situadas na zona sudoeste da cidade. A operação, que inicialmente focou essa área, será expandida para um total de 11 municípios, envolvendo uma ação coordenada entre forças de segurança estaduais e apoio das prefeituras locais.

O levantamento dessas barreiras foi realizado pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ), utilizando dados de registros policiais, denúncias, além de imagens captadas por drones e helicópteros.

Os municípios que integrarão a operação incluem: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaboraí, Japeri, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo e São João de Meriti.

Além disso, o governo anunciou a aquisição de kits específicos para a demolição dessas estruturas ilegais, que contarão com retroescavadeiras e outros equipamentos necessários para remover bloqueios e resíduos das vias públicas.