Na madrugada do último sábado (15), agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) descobriram e apreenderam um carregamento ilegal que incluía 885 pássaros silvestres e 18 jabutis na cidade de Garanhuns, em Pernambuco.
A operação revelou uma conexão direta com o estado de Alagoas, após o condutor, de 28 anos, admitir que adquiriu os animais na cidade de Ouro Branco, no Alagoas, com o objetivo de revendê-los em Caruaru, Pernambuco.
Durante a abordagem, os agentes verificaram que os animais estavam sendo transportados em condições extremamente precárias, distribuídos em gaiolas e caixas compactadas dentro do porta-malas e até mesmo nos bancos do caminhonete.
Algumas aves não resistiram às condições do transporte e faleceram durante o trajeto. Entre as espécies encontradas estavam galos-de-campina, papa-capins, tico-ticos e azulões. Os jabutis, por sua vez, estavam empilhados em caixas de papelão. O condutor já tinha registros anteriores por transporte irregular de fauna silvestre, tendo sido detido por crimes ambientais relacionados a essa prática.
Desta vez, ele foi novamente autuado por crime ambiental, reforçando o ciclo de penalizações por esse tipo de delito. Após a apreensão, os animais foram encaminhados ao Ibama e à CPRH, onde receberão avaliações veterinárias e cuidados especiais antes de serem libertados de volta ao seu habitat natural.
com informações fornecidas pela PRF