Na manhã desta segunda-feira, o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Alagoas (Sateal) anunciou uma assembleia com os funcionários do Hospital Santo Antônio e do Hospital Médico Cirúrgico para discutir a possível adesão à greve, motivada por salários em atraso.
Este encontro está agendado para às 14 horas de 17 de novembro, na sede da entidade sindical. Na última quinta-feira, 13 de novembro, trabalhadores do Hospital Veredas iniciaram uma manifestação por tempo indeterminado, devido ao não pagamento dos seus salários.
Os sindicatos responsáveis pelo setor denunciam que a administração do centro de saúde tem negligenciado o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), mesmo após diversas tentativas de negociações. Segundo informações de Sateal, os funcionários das unidades do Santo Antônio e do Médico Cirúrgico também estão enfrentando dificuldades com atrasos nos vencimentos e na quitação do piso nacional da enfermagem.
Caso a paralisação seja aprovada, as unidades deverão operar com apenas 30% do quadro de funcionários, em regime de plantão mínimo previsto pela legislação. No segundo dia de greve, os profissionais do Hospital Veredas promoveram, na manhã do dia 14, uma nova manifestação bloqueando a Avenida Fernandes Lima, em Maceió.
O protesto é uma resposta ao atraso salarial e ao não pagamento do piso nacional da enfermagem. Cinthia Carvalho, presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas (Sineal), informou que os atrasos abrangem os salários de outubro e novembro de 2024, além dos meses de julho a outubro de 2025.
Há também pendências relacionadas ao pagamento do adicional do piso da enfermagem e uma parte do 13º salário referente ao ano passado.