Até o momento, apenas quatro dos 28 corpos de vítimas mortas foram devolvidos às autoridades israelenses nesta segunda-feira (13), aumentando a angústia de familiares que aguardam por notícias e a oportunidade de dar um enterro digno aos seus entes queridos.
As famílias não esperavam que toda a lista de mortos fosse devolvida na data, porém, o Fórum de Famílias e Reféns Desaparecidos manifestou seu choque e tristeza ao saber que apenas estes quatro corpos chegaram às mãos de Israel.
Segundo o acordo mediado pelos Estados Unidos, o Hamas e seus aliados deveriam liberar todos os reféns, vivos ou mortos, em um prazo de 72 horas após a declaração de cessar-fogo.
Apesar disso, na semana passada, a CNN informou que Israel acredita que o Hamas pode não conseguir localizar e devolver todos os corpos dos reféns falecidos em Gaza.
Para ajudar na busca pelos cadáveres que podem não ser encontrados, foi estabelecido um comitê internacional, revelou Shosh Bedrosian, porta-voz do Gabinete do Primeiro-Ministro de Israel, no domingo (12). Ainda não há detalhes sobre como essa equipe será formada ou operará neste momento.
Bedrosian destacou que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu reafirmou o compromisso de localizar todos os corpos o mais rápido possível, considerando essa missão uma responsabilidade sagrada e uma obrigação de responsabilidade coletiva.
Confira os nomes dos corpos entregues nesta segunda-feira:
O cumprimento do acordo de troca, que previa a devolução dos corpos em 72 horas após o início do cessar-fogo, encontra obstáculos. A CNN revelou que as forças israelenses avaliam que o Hamas pode não conseguir localizar e devolver todos os cadáveres dos reféns mortos em Gaza.
Por isso, a iniciativa de uma equipe internacional visa ajudar na localização dos corpos não encontrados, conforme explicou Bedrosian. Ela acrescentou que a companhia de Netanyahu está empenhada em cumprir essa tarefa com a máxima urgência, devido à sua importância humanitária e moral.