14/10/2025 07:23:51

Atualidade
14/10/2025 03:00:00

Detran de Alagoas anuncia leilão com mais de três mil veículos inutilizáveis disponíveis para compra online

Leilão acontecerá no dia 24 de outubro com participação exclusiva de empresas jurídicas; visitação até o dia 23 nos pátios de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios

Detran de Alagoas anuncia leilão com mais de três mil veículos inutilizáveis disponíveis para compra online

A Secretaria de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) divulgou detalhes de uma nova rodada de leilões, na qual serão ofertados 3.333 veículos considerados como sucata, que não possuem mais condições de circulação.

Interessados do setor empresarial poderão participar de forma digital, acessando a plataforma do leiloeiro oficial (www.leiloesfreire.com.br) na data marcada, 24 de outubro, a partir das 9 horas.

Os automóveis, motos, reboques, caminhões e vans que serão leiloados fazem parte de um lote único, composto por veículos apreendidos, removidos ou que passaram mais de dois meses fora de uso nos pátios vinculados ao Detran/AL.

Esses veículos não foram retirados pelos proprietários, em conformidade com o artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a resolução nº 623/2016 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Antes do leilão, os interessados poderão realizar visitas aos pátios localizados em Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios. Os locais estarão abertos à visitação entre 17 e 23 de outubro, sendo que as visitas nos pátios de Arapiraca, na avenida Asa Branca, quadra 164, bairro Guaribas, e em Maceió, na Rua José Hailton dos Santos, bairro Cidade Universitária, poderão ser feitas das 9h às 12h e das 14h às 17h. Já os pátios de Palmeira dos Índios, na Rua Pedro Soares da Mota, nº 383, bairro São Cristóvão, e de Bandeirantes, em Maceió, na Avenida Lourival Melo Mota, nº 7401, estarão de portas abertas das 8h às 14h. Segundo Alexandre Lages, vice-diretor do Detran/AL e presidente da comissão responsável pelos leilões, o lote inclui veículos de diferentes tipos que, devido à sua condição, não podem mais ser utilizados nas vias públicas.

Ele acrescentou que, como os bens são considerados sucata, os vencedores não terão direito à documentação dos veículos, que serão desmontados ou triturados in loco, após a compra. Para participar, as empresas jurídicas que atuam nos setores de reciclagem, siderurgia ou fundição precisam apresentar documentação específica, como o Certificado de Inscrição de Pessoa Jurídica junto ao sistema, cópias do ato constitutivo, últimas alterações sociais, documentos pessoais do representante legal, além de um atestado de capacidade técnica emitido por órgão do Sistema Nacional de Trânsito.

Também é necessário comprovar a posse de equipamentos adequados para o processo de prensagem dos veículos adquiridos. Todos os detalhes, incluindo a lista de veículos e orientações completas, estão disponíveis no edital 03/2025.

Para esclarecimento de dúvidas, os interessados podem contatar a Comissão de Leilões do Detran/AL pelo e-mail: comissaoleilao@detran.al.gov.br.

Fonte: Ascom Detran/AL