09/10/2025 12:32:54

Geral
09/10/2025 09:00:00

Investigações começarem após suspeita de envenenamento por metanol em Maceió

Paciente de 43 anos teria ingerido uma bebida alcoólica contaminada, levando à suspeita de intoxicação grave

Investigações começarem após suspeita de envenenamento por metanol em Maceió

A Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (Sesau) confirmou nesta quarta-feira (8) que iniciou uma apuração oficial relacionada ao primeiro indício de intoxicação por metanol na região. Uma mulher, de 43 anos, encontra-se hospitalizada em uma clínica privada de Maceió após consumir uma caipirosca em um estabelecimento na zona sul da cidade.

Na última terça-feira (7), a paciente foi admitida em unidade de saúde local, onde exames toxicológicos foram realizados para identificar a presença de substâncias nocivas em seu organismo. Segundo fontes relacionadas ao hospital, o antídoto — etanol — precisou ser requisitado de uma farmácia externa, uma vez que não havia estoque na própria clínica.

Este pode ser o primeiro episódio suspeito de intoxicação por metanol registrado em Alagoas.

De acordo com um comunicado oficial, a Sesau garantiu que amostras biológicas da vítima serão enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para análise. Após a coleta, os materiais seguirão para o Laboratório de Toxicologia da Polícia Científica local.

Confira a nota na íntegra

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que, nesta quarta-feira (8), recebeu a notificação de uma possível intoxicação por metanol relacionada a consumo de bebidas alcoólicas destiladas no estado. A mulher, de 43 anos, está sob cuidados em um hospital particular de Maceió, onde reside.

As amostras de sangue e outros fluidos corporais serão encaminhadas ao Lacen, que por sua vez, as enviará ao Laboratório de Toxicologia da Polícia Científica de Alagoas para análises detalhadas.

O Centro de Monitoramento em Vigilância em Saúde mantém atenção contínua na investigação de casos suspeitos, comunicando regularmente às autoridades responsáveis.

Orientações

A Sesau recomenda que as Vigilâncias Sanitárias dos 102 municípios alagoanos aumentem a fiscalização de bares, restaurantes, supermercados e demais locais que comercializam bebidas, verificando a procedência e a integridade dos produtos. A fiscalização na produção industrial, por sua vez, é de responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), órgão vinculado ao Governo Federal.

Para garantir a segurança, a Secretaria orienta os consumidores a adquirirem bebidas apenas de fornecedores certificados, com documentação fiscal visível, evitando produtos suspeitos. Em caso de dúvidas ou suspeita de contaminação, o ideal é não consumir o produto.

Por fim, a Sesau reforça que qualquer sinal de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas deve levar a pessoa a procurar imediatamente o serviço de emergência mais próximo.