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Educação
09/10/2025 12:00:00

MEC apresenta avanços no domínio da leitura e escrita nas primeiras séries do Ensino Fundamental

Transmissões ao vivo revelam resultados do ciclo de avaliações que monitoram o progresso dos estudantes em várias disciplinas

MEC apresenta avanços no domínio da leitura e escrita nas primeiras séries do Ensino Fundamental

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Na última terça-feira, dia 7 de outubro, o Ministério da Educação (MEC) realizou a segunda de quatro sessões transmitidas em tempo real, com o propósito de divulgar os dados relativos ao terceiro ciclo das Avaliações Formativas e Contínuas de Aprendizagem para as etapas iniciais e finais do Ensino Fundamental.

O foco deste encontro foi o desenvolvimento das habilidades de português — leitura, escrita e fluência — nas séries iniciais, incluindo análise dos resultados, além de orientações práticas destinadas a aprimorar o planejamento de ações pedagógicas e a recuperação do aprendizado dos estudantes nesta fase de ensino.

João Paulo Mendes, coordenador-geral de Alfabetização do MEC, comentou que "a avaliação funciona como uma bússola que deve direcionar as estratégias pedagógicas dos educadores. Ela não deve ter uma conotação punitiva, mas sim ser uma ferramenta para otimizar as práticas de ensino."

As avaliações têm parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e são realizadas por meio da Plataforma de Avaliação e Monitoramento do Aprendizado.

Essas ações integram o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e o Pacto Nacional pela Reposição do Conhecimento. Dados até o momento indicam que mais de 3,5 milhões de estudantes participaram dessas avaliações, cujo acesso é disponibilizado às redes de ensino, gestores escolares e professores via plataforma do CAEd.

Para garantir um acompanhamento contínuo, as avaliações são realizadas em colaboração estreita com as secretarias municipais e estaduais de educação. Essa parceria busca identificar de forma rápida as dificuldades de aprendizagem, possibilitando uma resposta ágil por parte das escolas e redes, reforçando a ideia de que o direito à aprendizagem deve ser o eixo central das políticas educacionais.

Na segunda-feira, 6 de outubro, o primeiro encontro apresentou dados sobre o desempenho em matemática nas séries iniciais. Já nesta quarta-feira, 8, os resultados das avaliações de ciências naturais e matemática para as séries finais serão divulgados. Além disso, no dia 10 de outubro, será abordada a avaliação de língua portuguesa, incluindo leitura e escrita, para os anos finais.

O programa Criança Alfabetizada, coordenado pelo CNCA, é um esforço conjunto entre os entes federativos e a União, visando assegurar que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do segundo ano do ensino fundamental, conforme a Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). Além disso, busca promover a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças entre o terceiro e o quinto ano, levando em conta os impactos causados pela pandemia.

Até o momento, mais de 5 milhões de estudantes participam das avaliações contínuas nos anos iniciais. Por sua vez, o Pacto Nacional pela Reposição das Aprendizagens, instituído pelo Decreto nº 12.391/2025, promove ações coordenadas entre União, estados, municípios e o Distrito Federal para enfrentar as lacunas de desenvolvimento dos estudantes da educação básica, priorizando aqueles com maiores defasagens.

Nesse contexto, cerca de 700 mil alunos dos anos finais já estão passando por avaliações contínuas para a recomposição de seus conhecimentos. Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB).