Nesta sexta-feira (3), o valor do dólar permaneceu inalterado frente ao real, em uma semana marcada pela paralisação parcial do governo norte-americano, que influencia a atividade dos agentes econômicos ao suspender a divulgação de dados importantes, elevando o temor entre investidores.
O dólar à vista terminou o dia com uma baixa modesta de 0,10%, sendo cotado a R$ 5,3345 na venda. Durante a sessão, a moeda americana atingiu sua máxima intradia de R$ 5,3614. Na semana, a queda acumulada foi de 0,08%. Por outro lado, o Ibovespa, principal indicador do mercado de ações brasileiro, fechou em alta de 0,17%, atingindo 144.200,65 pontos.
Porém, na variação semanal, o índice apresentou uma redução de 0,86%. As expectativas do mercado permanecem de que o Federal Reserve continuará reduzindo as taxas de juros nos meses que virão, embora o atual shutdown, que interrompe parcialmente as operações governamentais dos Estados Unidos, seja considerado um sinal de alerta, pois provoca insegurança ao limitar a liberação de dados econômicos relevantes, o que pode impactar as decisões dos investidores.