04/10/2025 15:35:00

Acidente
04/10/2025 12:00:00

Lançada nova edição da cartilha de preparação para o Enem 2025 com dicas essenciais para alcançar a pontuação máxima

Documento atualizado apresenta orientações, critérios de avaliação e exemplos de redações de alto desempenho de anos anteriores

Lançada nova edição da cartilha de preparação para o Enem 2025 com dicas essenciais para alcançar a pontuação máxima

Na última sexta-feira (3), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a versão mais recente da cartilha denominada 'A Redação do Enem 2025 – Guia do Participante'.

Este material fornece informações relevantes, incluindo os critérios de avaliação utilizados na prova (matriz de referência), além de exemplos comentados de textos de redação que conquistaram notas máximas em 2024, servindo como modelos para os futuros candidatos.

A prova de redação, que será aplicada na primeira fase do exame em 9 de novembro, abordará a língua portuguesa. As notas variam de 0 a 1.000 pontos, seguindo as diretrizes presentes na matriz de referência apresentada na cartilha.

Para a redação do Enem, os estudantes deverão produzir um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, a partir de uma situação-problema, textos motivadores e conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica.

De acordo com o manual, o tema abordado será de natureza social, científica, cultural ou política. O projeto do texto deve defender uma opinião fundamentada, apoiada por argumentos sólidos e estruturados com coerência.

Mais do que uma mera exposição de ideias, a redação exige que o participante manifeste claramente um ponto de vista. Para isso, ele deve selecionar, organizar e relacionar argumentos e fatos de forma coesa, defendendo sua posição.

Além disso, o candidato deve propor uma intervenção social (solução) ao problema apresentado, respeitando os direitos humanos. Propostas que violem esses direitos, como incitar a violência ou conter racismo, terão nota zero, assim como textos que desrespeitem a seriedade da avaliação com linguagem ou desenhos inadequados.

O manual destaca cinco competências essenciais na construção do texto:
1. Domínio da modalidade escrita formal do português;
2. Utilização de conhecimentos de diversas áreas, também chamados de repertório sociocultural, relacionados ao tema;
3. Organização lógica de informações, fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista;
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para estruturar a argumentação;
5. Desenvolvimento de uma proposta de intervenção social para o problema discorrido.

Somente as redações escritas na folha oficial de produção do Enem serão qualificadas, sendo avaliadas por dois corretores com formação em letras ou linguística, de forma independente, sem conhecimento das notas do outro. Cada avaliador atribuirá de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências, somando até 1.000 pontos por avaliador. A nota final será a média das duas avaliações.

Para o Enem de 2026, a avaliação da redação será disponibilizada aos participantes após a divulgação dos resultados em janeiro, exclusivamente para fins pedagógicos.

Entre os motivos que podem zerar a nota de uma redação, estão fugir do tema, ausência do texto na folha, texto insuficiente com até sete linhas, uso predominante de idioma estrangeiro, identificação na folha, desobediência à estrutura dissertativa-argumentativa ou atitudes que comprometam a seriedade do exame, como uso de palavras ou desenhos inadequados.

O Inep também selecionou e comentou exemplos de redações de estudantes de todas as regiões do país que receberam altas pontuações na edição de 2024, destacando o uso adequado de repertório sociocultural, coerência argumentativa e propostas de solução do problema. Essas redações geralmente apresentam referências a pensadores, fatos históricos, letras de músicas ou bandas, todos relacionados ao tema proposto.

O último exame contou com a inscrição de 4.811.338 candidatos, representando um aumento de 11,22% em comparação ao ano anterior e um crescimento de 38% em relação a 2022, conforme dados do Ministério da Educação. As provas acontecerão nos dias 9 e 16 de novembro na maior parte do país, exceto nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, devido à realização da COP30 de 10 a 21 de novembro na capital paraense.

Nos três municípios paraenses, as avaliações ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro. Para acessar a cartilha completa, intitulada 'A Redação do Enem 2025 – Guia do Participante', basta consultar o link disponibilizado pelos organizadores.