03/10/2025 13:53:59

Educação
03/10/2025 12:00:00

Governo lança iniciativa nacional para aprimorar o ensino de matemática nas escolas

Nova política visa assegurar o direito à aprendizagem matemática através de ações colaborativas entre diferentes níveis de governo

Governo lança iniciativa nacional para aprimorar o ensino de matemática nas escolas

Nesta quarta-feira (1º), o chefe do Executivo assinou o decreto que oficializa o programa denominado Compromisso Nacional Toda Matemática.

A iniciativa tem como meta, por meio de ações coordenadas entre estados, municípios e o Distrito Federal, garantir que estudantes do ensino fundamental tenham acesso efetivo ao aprendizado de matemática.

Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o objetivo é transformar o cenário educacional do país, promovendo uma mudança que deixe de ser apenas exportador de commodities, e passe a focar na exportação de inteligência e conhecimento, elementos essenciais para o crescimento nacional.

Sua declaração foi veiculada em vídeo divulgado nesta quinta-feira em plataformas digitais. Lula destacou a importância de tornar as escolas ambientes atraentes para os estudantes, oferecendo infraestrutura acolhedora, refeições de qualidade e professores capacitados.

Se conseguimos fazer isso, os alunos vão aprender o que seus professores ensinam. Essa é uma revolução na educação brasileira", afirmou o presidente. O Ministério da Educação será responsável por liderar, em parceria com os entes federativos, a elaboração, execução e acompanhamento das políticas públicas voltadas ao fortalecimento do ensino de matemática na educação básica.

A estratégia será estruturada em cinco pilares fundamentais: governança e administração; capacitação de professores; orientação curricular; avaliação de aprendizagem; e reconhecimento de boas práticas, além de promover a troca de experiências bem-sucedidas.

Durante a apresentação do projeto, o ministro da Educação, Camilo Santana, comentou ao lado de Lula sobre a implementação de uma ferramenta digital que auxiliará na avaliação dos estudantes, além de contribuir para a formação dos professores e elaboração de materiais pedagógicos específicos.

Camilo também mencionou a intenção de reconhecer oficialmente as redes de ensino que obtiverem resultados de destaque na aprendizagem matemática. "Assim como reconhecemos o progresso na alfabetização, vamos premiar os avanços nas redes municipais e estaduais na área de matemática", detalhou o ministro. A participação dos estados, municípios e o Distrito Federal no programa será opcional, podendo ser adotada de forma integral ou parcial, de acordo com as necessidades específicas de cada região, considerando seus contextos educacionais.

O decreto também reforça o compromisso de assegurar o direito à aprendizagem de matemática para grupos específicos, como jovens, adultos, idosos, comunidades quilombolas, povos indígenas, trabalhadores rurais, além de pessoas atendidas na educação especial e na educação bilíngue de surdos.