Nesta quinta-feira, 2 de outubro, o Ministério das Relações Exteriores de Israel tornou público um conjunto de imagens mostrando os membros da embarcação que tentou chegar até Gaza carregando ajuda humanitária.
Entre os indivíduos capturados estão o ativista de Brasília, Thiago Ávila, e a renomada ativista ambiental sueca, Greta Thunberg.
Os navios foram interceptados por forças navais israelenses em águas internacionais, sem que nenhum incidente de violência tenha sido relatado. De acordo com o governo israelense, todos os participantes estão em boas condições de saúde e protegidos.
O Ministério informou que eles estão sendo levados a Israel, de onde serão enviados de volta para a Europa.
Além disso, o órgão de Israel associou a flotilha intitulada Global Sumud a entidades ligadas ao Hamas, classificação considerada polêmica. O Ministério das Relações Exteriores também reforçou que nenhuma embarcação provocada pelo Hamas ou pelo grupo Sumud conseguiu adentrar zonas de combate ativas ou violar o bloqueio naval estabelecido.
Uma última embarcação de provocação permanece a uma distância segura, e qualquer tentativa de se aproximar de áreas de conflito será impedida, segundo o órgão diplomático. A flotilha Global Sumud é formada por ativistas de diferentes nações com a intenção de transportar ajuda humanitária até Gaza.
Em nota oficial, o grupo denunciou a ação de interceptação como um 'ataque ilegal contra civis desarmados' e solicitou que governos e organizações internacionais exerçam pressão para garantir a segurança de todos a bordo.
A delegação brasileira na embarcação inclui 17 participantes, entre eles: Ariadne Catarina Cardoso Teles, Magno De Carvalho Costa, Luizianne De Oliveira Lins, Bruno Sperb Rocha, Mariana Conti Takahashi, Gabrielle Da Silva Tolotti, Miguel Bastos Viveiros de Castro, Giovanna Martins Vial, Mohamad Sami El Kadri, Hassan Massoud, Paulo Siqueira Costa, João Leonardo Cavalcanti Aguiar Costa, Nicolas Calabrese (argentino residente no Brasil), Lisiane Proença Severo, Thiago de Ávila e Silva Oliveira, Lucas Farias Gusmão, e Victor Nascimento Peixoto.
Na quarta-feira, 1º de outubro, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil manifestou preocupação oficial com a interceptação por parte da marinha de Israel de embarcações da flotilha Global Sumud, na qual participam brasileiros e políticos, incluindo a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE).
O órgão reafirmou que o país valoriza a liberdade de navegação em águas internacionais e ressaltou o caráter pacífico da iniciativa, condenando ações que possam colocar em risco a integridade dos envolvidos.