03/10/2025 02:48:06

Acidente
03/10/2025 01:00:00

Corpo de piloto australiano morto em acidente aéreo em Alagoas será levado de volta à Austrália

Corpo de piloto australiano morto em acidente aéreo em Alagoas será levado de volta à Austrália

O corpo do piloto australiano Timothy James Clark, de 46 anos, que morreu na queda de um avião monomotor em Coruripe, litoral sul de Alagoas, será repatriado para a Austrália nos próximos dias. A família entrou em contato com o Instituto Médico Legal de Maceió no dia 26 de setembro e iniciou os procedimentos legais para o traslado.

O acidente ocorreu em 14 de setembro, quando a aeronave, registrada na Zâmbia, caiu em um canavial. O caso chamou atenção porque o avião transportava mais de 200 quilos de cocaína. Clark era o único a bordo.

Inicialmente, havia a possibilidade de que ele fosse enterrado como indigente, já que não havia registro de familiares no Brasil. No entanto, a família só foi informada da morte dois dias depois, após repórteres do jornal britânico Daily Mail entrarem em contato.

A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas acionou o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que vai apurar as circunstâncias da queda. Paralelamente, a Polícia Civil investiga a origem e o destino da droga encontrada no avião.

As autoridades trabalham com a hipótese de que o voo fazia parte de uma rota internacional de tráfico, com o Brasil sendo usado como corredor para o transporte de entorpecentes. Não está descartada a participação de organizações criminosas estrangeiras.

O processo de repatriação conta com o apoio de autoridades consulares australianas e segue os trâmites internacionais para transporte de restos mortais.