02/10/2025 05:12:37

Acidente
02/10/2025 03:00:00

Autoridades de Saúde Garantem Ausência de Casos de Intoxicação por Metanol em Alagoas e Alertam Sobre Situação em Pernambuco

Delegado e Ministério da Saúde Emitem Avisos Após Relatos de Suspeitas no Estado vizinho

Autoridades de Saúde Garantem Ausência de Casos de Intoxicação por Metanol em Alagoas e Alertam Sobre Situação em Pernambuco

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, 1º de outubro, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) afirmou que, até o momento, nenhuma ocorrência suspeita ou confirmada de intoxicação por metanol, derivada do consumo de bebidas alcoólicas destiladas, foi registrada em Alagoas.

A secretaria destacou que mantém um acompanhamento constante por intermédio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), e orienta às Vigilâncias Sanitárias Municipais que reforcem as inspeções em estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, supermercados e similares, para assegurar a procedência dos produtos comercializados. Recomendou também que os consumidores adquiram apenas bebidas de fabricantes regularizados, com documentação fiscal que comprove a origem, evitando produtos com procedência duvidosa.

Caso haja suspeita de irregularidade, a orientação é não consumir o item. Na sessão ordinária realizada nesta manhã na Câmara Municipal de Maceió (CMM), o vereador e delegado da Polícia Civil, Thiago Prado, afirmou que, embora não haja registros em Alagoas, três casos suspeitos já foram notificados na vizinha Pernambuco.

“Na área de Segurança Pública, estamos atentos à apreensão de bebidas falsificadas, especialmente as destiladas. Reforçamos que a população não deve consumir produtos, sobretudo desse tipo, provenientes de locais sem procedência”, alertou o parlamentar. Prado também ressaltou a existência de três destilarias em Alagoas que, segundo ele, possuem padrão de excelência, livres de contaminações e autorizadas a comercializar seus produtos: Caraçuipe, Gogó da Ema e Brejo dos Bois.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também emitiu um alerta nesta quarta-feira, prevendo um possível aumento nos casos suspeitos de intoxicação por metanol nos próximos dias, em decorrência do reforço nas ações de fiscalização.

Até a noite de terça-feira (30), havia 26 incidentes suspeitos registrados, a maioria concentrada em São Paulo.