Durante o mês de setembro de 2025, Alagoas reportou um total de 466 casos de violências direcionadas a mulheres, de acordo com informações do Painel de Dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Destes, 222 ocorrências ocorreram na capital, Maceió. Esses números, coletados em 30 de setembro de 2025, revelam um quadro preocupante na região.
Desde o início do ano, o estado já contabiliza 3.442 episódios de violações aos direitos humanos femininos, incluindo agressões físicas, exploração sexual e tráfico de pessoas. Apesar do volume total, apenas 429 registros de denúncias foram formalizados na Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, representando a quantidade de vezes que vítimas ou testemunhas procuraram ajuda. Na cidade de Maceió, o número de casos chega a 1.193, com 154 denúncias formalizadas.
Esses dados reforçam a necessidade de ampliar o debate social sobre o tema, de acordo com a coordenadora do curso de Direito na Faculdade Anhanguera, Ma. Keler Mendes. Segundo ela, a divulgação dessas informações estimula a conscientização pública e ajuda a prevenir novos incidentes.
“Discutir essa temática é de extrema relevância social, pois coloca o assunto na pauta pública e incentiva a denúncia de condutas abusivas. Além disso, promove o sentimento de apoio entre as mulheres, que podem se sentir acolhidas ao ver que a sociedade se mobiliza contra essa violência”, afirma a professora e advogada. Ela também destacou estratégias para que as mulheres possam buscar ajuda de forma discreta e segura, recomendando o uso do telefone 190, onde a ligação pode ser feita como se fosse um pedido de delivery.
Essa tática é útil para solicitar socorro em situações de risco imediato. Outros canais de denúncia incluem a Central de Atendimento à Mulher, pelo número 180, que aceita denúncias de qualquer cidadão, e as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), presentes em Maceió e Arapiraca.
As unidades oferecem suporte na prevenção, investigação e aplicação de medidas de proteção emergencial, especialmente em casos de violência doméstica. As unidades em Maceió localizam-se no Complexo de Delegacias Especializadas, na Mangabeiras (telefone: 82-3315-4976), funcionando 24 horas, e na Rua Antônio Souza Braga, no Salvador Lyra (telefone: 3315-4327), de 8h às 18h.
Em Arapiraca, a delegacia fica na Rua São Domingos, no Centro (telefone: 3521-6318), também das 8h às 18h. A Central de Flagrantes I, situada na Avenida Fernandes Lima, opera ininterruptamente 24 horas por dia, oferecendo atendimento às vítimas de violência doméstica e sexual, com um núcleo específico para esse atendimento pelo telefone (82) 3315-1970. Mais informações podem ser acessadas na plataforma Rede de Atendimento – Mulher Segura, disponível no site seguranca.al.gov.br. Sobre a instituição de ensino, a Anhanguera, fundada em 1994, disponibiliza uma estrutura moderna e um portfólio variado que inclui mais de 47 cursos de graduação presenciais, 43 semipresenciais e 96 na modalidade a distância, além de pós-graduações, cursos livres, técnicos, EJA e preparatórios, entre os quais se destaca o Intensivo da OAB.
Parte do maior grupo educacional do Brasil, a Cogna Educação, a marca possui presença em mais de 106 unidades e 1.698 polos distribuídos por todo o país, atendendo milhares de estudantes com professores especializados.
Com foco na aprendizagem ao longo de toda a vida, 91% das instituições alcançam notas 4 ou 5 no MEC, oferecendo uma educação de excelência acessível a diversos perfis de alunos, por meio de seu site oficial e blog.