O Brasil dará início à exportação de carne bovina para a Indonésia, que ocupa a quarta posição entre os países mais populosos do planeta.
Compartilhar
Um pacto estabelecido entre as nações viabiliza a comercialização de carne bovina com osso, vísceras, produtos cárneos e preparações à base de carne, conforme foi divulgado nesta terça-feira (19) pelos Ministérios da Agricultura (Mapa) e das Relações Exteriores (MRE).
Com uma população de 283 milhões de pessoas, a Indonésia é vista como um mercado estratégico para o setor de proteína animal, devido ao aumento do consumo de carne bovina impulsionado pela elevação da renda e pelo crescimento da classe média urbana.
No ano de 2024, os indonésios importaram US$ 4,2 bilhões em produtos agropecuários brasileiros, predominantemente no setor sucroalcooleiro, soja, fibras e têxteis. Segundo o Mapa, após a implementação dessa nova medida, 402 mercados internacionais foram abertos para produtos agropecuários brasileiros desde 2023.
A pasta também anunciou a exportação de ovinos vivos (ovelhas, carneiros e cordeiros) para a Argélia. A abertura deste mercado é especialmente benéfica para a ovinocultura nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.