Alessandra Garcia
18/08/2025 às 20h53 • Atualizado em 18/08/2025 às 21h54
Uma operação destinada a combater o tráfico de armas resultou na prisão de 18 indivíduos em três estados nesta segunda-feira (18). A ação também culminou na apreensão de um arsenal considerável, que incluiu armamentos pesados, milhares de cartuchos e equipamentos militares.
Durante a investigação, os agentes descobriram um verdadeiro depósito de armas nas residências dos suspeitos, contendo tanto armamento curto quanto longo de diversos calibres, além de acessórios como lunetas, carregadores, coletes à prova de balas e veículos.
A operação mobilizou quase 300 policiais, atuando em cidades do leste mineiro, em Guriri, no Espírito Santo, e nas localidades paulistas de Botucatu e Jundiaí.
As investigações revelaram que a organização criminosa tinha sua base em Governador Valadares (MG). Dentre os detidos, encontram-se empresários e um policial militar aposentado, acusado de desviar coletes balísticos para facilitar ações criminosas. O ex-PM foi detido temporariamente.
No total, 66 armas foram confiscadas. Certos equipamentos apreendidos chamaram a atenção, como peças projetadas para modificar o armamento, permitindo que disparos fossem realizados em modo rajada. Essas peças não são fabricadas no Brasil.
Além disso, as investigações indicam que os suspeitos estavam obtendo armas legalmente, principalmente através de registros de CACs – caçadores, atiradores e colecionadores – mas desviavam esses materiais para organizações criminosas.