09/10/2025 15:03:21

Acidente
17/08/2025 19:00:00

Concurso do MEC Incentiva Educação Profissional para uma Economia Sustentável

Evento premiará os melhores projetos focados em educação e sustentabilidade em outubro

Concurso do MEC Incentiva Educação Profissional para uma Economia Sustentável

O Ministério da Educação (MEC), em colaboração com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), anunciou o lançamento do concurso "Educação Profissional para a Economia Verde". Esta iniciativa busca reconhecer práticas educacionais inovadoras que combinem formação profissional e sustentabilidade. As inscrições para o concurso poderão ser realizadas até o dia 1º de setembro, e a premiação ocorrerá em outubro.

O concurso é destinado a instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, bem como às redes estaduais públicas e privadas de Educação Profissional e aos Serviços Nacionais de Aprendizagem (Sistema S). Serão premiados projetos que tenham sido desenvolvidos em colaboração com empresas, sejam elas públicas ou privadas, e que estejam alinhados aos princípios da economia verde, como economia circular, energias renováveis e bioeconomia.

Essa competição faz parte dos projetos Assistec Inova e Profissionais do Futuro II: Competências para a Economia Verde, que são coordenados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e têm a parceria do Instituto Federal do Espírito Santo. Na edição anterior, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), campus Janaúba, foi o grande vencedor, apresentando um projeto de formação inicial e continuada voltado para mulheres na área de energias renováveis, realizado em parceria com a empresa Atlas Renewable Energy.

Premiação – Os três projetos mais bem classificados serão revelados durante a 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, programada para acontecer de 7 a 9 de outubro, em Brasília (DF). A premiação para os vencedores incluirá: 1º lugar – uma viagem técnica internacional para um evento na América Latina no primeiro semestre de 2026, focado em sustentabilidade ou economia verde; 2º e 3º lugares – viagens nacionais para cursos ou eventos técnicos sobre os mesmos temas. Os finalistas terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos durante a cerimônia de premiação.