09/10/2025 08:19:21

Polícia
08/08/2025 15:00:00

Mais de 170 reeducandos são transferidos de Maceió para presídio em Girau do Ponciano

Mais de 170 reeducandos são transferidos de Maceió para presídio em Girau do Ponciano

A Polícia Penal de Alagoas realizou nesta quinta-feira, 7, a Operação Muralha de Aço, que resultou na transferência de 175 reeducandos de unidades prisionais de Maceió para o Presídio do Agreste, localizado em Girau do Ponciano. Os custodiados foram identificados como integrantes ou colaboradores de facções criminosas.

A ação, determinada judicialmente, foi planejada para conter o avanço de organizações criminosas dentro e fora dos presídios e garantir a ordem e a disciplina no sistema prisional do estado.

Na primeira etapa, 90 presos foram levados de Maceió para o Agreste em uma operação que contou com três ônibus, sete viaturas e 70 policiais penais. A transferência foi coordenada pelo Comando de Operações Penitenciárias (COP) e executada pelo Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit) da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

O secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, destacou que operações desse tipo fortalecem a segurança pública de Alagoas, contando com a experiência da Polícia Penal e servidores da Seris para manter a estabilidade nos presídios.

A operação foi concluída sem incidentes, com transferências realizadas de forma articulada entre o Presídio do Agreste e unidades prisionais da capital. Segundo Carlos Voss, policial penal e secretário-executivo de gestão penitenciária, a medida neutralizou tentativas de facções de gerar instabilidade no sistema, preservando a segurança da população alagoana.