25/03/2025 22:14:15

Acidente
28/02/2025 10:00:00

Assembleia Geral da ONU e Conselho de Segurança aprovam resoluções sobre paz na Ucrânia

Assembleia Geral da ONU e Conselho de Segurança aprovam resoluções sobre paz na Ucrânia

A Assembleia Geral da ONU adotou nesta segunda-feira duas resoluções relacionadas ao fim do conflito entre Rússia e Ucrânia. Durante a sessão especial de emergência, um texto apresentado pela Ucrânia foi aprovado com 93 votos a favor, 18 contra e 65 abstenções. Logo depois, uma resolução proposta pelos Estados Unidos, intitulada "Caminho para a Paz", também foi aprovada com 93 votos a favor, 8 contra e 73 abstenções.

A resolução americana recebeu duas emendas da União Europeia, ambas aprovadas pelo plenário. A primeira reforçou o compromisso com a soberania, independência, unidade e integridade territorial da Ucrânia, incluindo suas águas territoriais. A segunda ampliou o texto para mencionar a necessidade de uma paz justa, duradoura e abrangente, em conformidade com a Carta das Nações Unidas e os princípios da igualdade soberana e da integridade territorial dos Estados.

A Rússia tentou incluir uma cláusula no documento norte-americano pedindo que as "causas profundas" do conflito fossem abordadas, mas a proposta foi rejeitada pelos países-membros da Assembleia Geral.

Na parte da tarde, o Conselho de Segurança da ONU se reuniu para discutir um projeto de resolução sobre a paz na Ucrânia, apresentado pelos Estados Unidos. Após debates e tentativas de emenda sem sucesso, a votação resultou em 10 votos a favor e 5 abstenções. Nenhum país votou contra.

Com isso, a resolução intitulada "Caminho para a Paz" foi adotada pela maioria, reforçando o apelo por uma paz duradoura entre Ucrânia e Rússia. A Rússia, que possui assento permanente no Conselho de Segurança ao lado de China, França, Estados Unidos e Reino Unido, tem direito a veto, mas não impediu a aprovação do documento.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 91
Google News