O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu, nesta terça-feira, 25 de fevereiro, substituir a ministra da Saúde, Nísia Trindade, pelo atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. A posse está marcada para o dia 6 de março.
Em nota, o Palácio do Planalto informou que Lula comunicou a saída de Nísia durante uma reunião e agradeceu pelo trabalho realizado à frente do ministério desde janeiro de 2023.
Perfil de Alexandre Padilha
Médico infectologista, Alexandre Padilha nasceu em São Paulo e é formado pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado em Saúde Pública pela Universidade de Campinas (Unicamp). Atualmente, está licenciado do cargo de deputado federal pelo PT de São Paulo para compor a equipe ministerial do governo Lula.
Padilha tem experiência na administração pública, tendo sido ministro das Relações Institucionais no segundo mandato de Lula (2009-2010) e ministro da Saúde no governo Dilma Rousseff (2011-2014). Também atuou nas mesmas pastas durante a gestão de Fernando Haddad na Prefeitura de São Paulo (2015-2016).
Despedida de Nísia Trindade
Pouco antes da confirmação da mudança no ministério, Nísia participou de uma cerimônia no Palácio do Planalto onde anunciou uma vacina 100% nacional contra a dengue. Em tom de despedida, ela destacou conquistas do ministério, como a ampliação da cobertura vacinal e a gratuidade total dos medicamentos do programa Farmácia Popular.
Nísia Trindade assumiu o Ministério da Saúde em janeiro de 2023, após presidir a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desde 2017. Durante sua gestão, buscou a reestruturação do SUS e a retomada de políticas públicas na área da saúde.