22/03/2025 21:44:41

Acidente
26/02/2025 09:20:00

Ministério da Saúde lança campanha para vacinar 55 mil jovens contra o HPV em Alagoas

Ministério da Saúde lança campanha para vacinar 55 mil jovens contra o HPV em Alagoas

O Ministério da Saúde iniciou uma estratégia nacional para vacinar adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados contra o HPV. A ação busca corrigir o acúmulo de não vacinados desde 2014, quando a vacina foi introduzida no Brasil, e proteger essa faixa etária de doenças relacionadas ao papilomavírus humano, como o câncer de colo do útero.

Em Alagoas, os municípios de Maceió e Arapiraca estão entre os prioritários, com 55 mil jovens ainda sem a imunização. A iniciativa faz parte de um esforço concentrado em 121 cidades brasileiras, que, juntas, somam cerca de 2,95 milhões de adolescentes não vacinados. A meta do governo é alcançar pelo menos 90% desse público-alvo.

A campanha contará com ações de microplanejamento, mobilizando estados e municípios para levar a vacina a pontos estratégicos como escolas, faculdades e unidades de saúde. Cada município deverá elaborar seu próprio plano de ação, baseado em dados locais, para garantir que a vacina chegue aos adolescentes que perderam a oportunidade de se imunizar anteriormente.

Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), destacou que há vacinas suficientes e um planejamento sólido para garantir que os jovens recebam a proteção contra o HPV. Além disso, foi lançada uma ferramenta tecnológica no sistema do Ministério da Saúde, um painel específico para o HPV, que permitirá aos gestores monitorar as coberturas vacinais por faixa etária desde 2014. Esse recurso ajudará a identificar áreas mais críticas e a direcionar os esforços para as populações mais vulneráveis.

Os estados com os maiores índices de adolescentes não vacinados contra o HPV são Rio de Janeiro (54%), Acre (40%), Distrito Federal (38%), Roraima (36%) e Amapá (32%). Em todo o país, estima-se que cerca de 7 milhões de jovens de 15 a 19 anos ainda não tenham recebido a vacina. Todas as diretrizes da campanha podem ser consultadas na publicação Recomendações para o resgate dos não vacinados com a vacina HPV, disponível no site do Ministério da Saúde.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 82
Google News