15/03/2025 00:58:43

Educação
26/02/2025 07:00:00

Brics-Educação confirma prioridades identificadas pelo Brasil

Brics-Educação confirma prioridades identificadas pelo Brasil

https://www.gov.br/mec/pt-br

Reunião presidida pelo MEC marcou o início das atividades lideradas pelo país, com a apresentação de quatro temas prioritários para a cooperação educacional em 2025, que incluem a educação básica e a superior

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Assessoria Internacional (AI), realizou, na segunda-feira, 24 de fevereiro, a primeira reunião sob a presidência brasileira do Brics-Educação. O encontro marcou o início das atividades lideradas pelo Brasil, com a apresentação de quatro temas prioritários para a cooperação educacional em 2025, definidos após consultas internas e externas. 

As prioridades destacadas pelo Brasil incluem a ampliação das matrículas no ensino médio e na educação profissional e tecnológica (EPT); o uso ético da inteligência artificial na educação básica; a consolidação da rede de universidades do Brics; e a garantia da qualidade nos processos de avaliação do ensino superior. Durante a reunião, os países participantes manifestaram apoio às propostas e ao calendário apresentado. 

“Concentraremos as atividades no primeiro semestre, uma vez que, na segunda metade do ano, o Brasil sediará a Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP-30), em Belém (PA), e assumirá a presidência do Mercosul. Nossa agenda no Brics culminará com a reunião ministerial prevista para a primeira semana de junho”, explicou o assessor especial para Assuntos Internacionais do MEC, Francisco Figueiredo de Souza. 

Brics – Criado em 2009 por Brasil, Rússia, Índia e China, com a África do Sul integrando o grupo desde 2011, o Brics é um mecanismo de diálogo sobre questões globais. Em 2024, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã foram incorporados como novos membros, e em 2025 a Indonésia também passou a integrar o bloco. 

Os encontros entre os ministérios da educação dos países membros tiveram início em 2013. Para o MEC, a presidência brasileira do Brics-Educação representa uma oportunidade para diversificar as parcerias internacionais no setor, além de fortalecer a operação entre participantes do bloco. A iniciativa possibilita ao Brasil conhecer de perto as experiências de países que, dado o contexto global, compartilham desafios educacionais semelhantes aos enfrentados no país. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da AI 



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 64
Google News