Com o reconhecimento de Canapi e Pão de Açúcar pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o número de municípios alagoanos em situação de emergência devido à seca e estiagem chegou a 30. A portaria oficializando essas cidades foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira, 21 de fevereiro.
Com esse reconhecimento, as prefeituras podem solicitar recursos do Governo Federal para ações emergenciais de defesa civil. Entre as medidas possíveis estão a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além da distribuição de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório.
Atualmente, Alagoas possui 30 reconhecimentos vigentes, sendo 29 motivados por estiagem e um por seca. Os municípios que obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública devem fazer a solicitação de recursos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa os planos de trabalho apresentados, verificando as metas e os valores solicitados. Caso a solicitação seja aprovada, uma portaria é publicada no DOU, oficializando o montante liberado.
A Defesa Civil Nacional também disponibiliza capacitações a distância para qualificar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD. Os cursos são voltados para profissionais das três esferas de governo envolvidos na proteção e defesa civil.