23/03/2025 15:04:51

Guerra
23/02/2025 15:00:00

Rússia realiza maior ataque de drones contra a Ucrânia desde o início da guerra, afirma Kiev

Rússia realiza maior ataque de drones contra a Ucrânia desde o início da guerra, afirma Kiev

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou neste domingo, 23 de fevereiro, que a Rússia lançou mais de 260 drones em um ataque noturno, classificando-o como o maior da guerra. Ele condenou o que chamou de “terror aéreo” russo e reforçou a necessidade de unidade entre os aliados da Ucrânia diante da ofensiva.

Segundo Zelensky, na véspera do terceiro ano da guerra em larga escala, a Rússia lançou 267 drones contra cidades e vilarejos ucranianos, intensificando o uso desses dispositivos, que têm sido empregados desde que o Irã começou a fornecê-los para Moscou.

A Força Aérea da Ucrânia informou que 138 drones foram abatidos, enquanto outros 119 desapareceram dos radares após serem neutralizados pelo sistema de defesa aérea. Além dos drones, a Rússia também lançou três mísseis balísticos. Relatos indicam que os ataques causaram danos em pelo menos cinco regiões do país.

Nos últimos meses, Moscou tem realizado ataques noturnos em larga escala com drones, visando desgastar as defesas aéreas ucranianas. Zelensky destacou que, apenas na última semana, a Rússia disparou quase 1.150 drones, mais de 1.400 bombas aéreas guiadas e 35 mísseis de diferentes tipos contra a Ucrânia.

O presidente ucraniano agradeceu às forças de defesa aérea que atuam na proteção do país e reforçou o apelo para que os aliados internacionais mantenham a coesão diante da escalada do conflito. Ele afirmou que a estabilidade só será alcançada com o esforço conjunto de toda a Europa, dos Estados Unidos e de outras nações que buscam garantir uma paz duradoura.

As recentes declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, criticando Zelensky, além da reunião entre delegações americanas e russas em Riad, para a qual a Ucrânia não foi convidada, aumentaram a preocupação em Kiev e entre os aliados europeus do país.



Enquete
Você acreedita que Bolsonaro armou um golpe de estado?
Total de votos: 83
Google News