Na última semana, as reitoras e os reitores das universidades federais se encontraram com o ministro da Educação, Camilo Santana, durante a 178ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes.
No encontro, foi discutida a elaboração conjunta de uma proposta de orçamento para o Ploa 2025 e o apoio do MEC para a aprovação de lei que extingue a lista tríplice para a nomeação de reitores. Santana reafirmou o compromisso do ministério com o fortalecimento das universidades públicas e destacou a importância do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como ferramenta de inclusão no ensino superior, além de defender a construção de uma política nacional de assistência estudantil baseada em experiências consolidadas nas instituições
. O ministro também anunciou a intenção de visitar todas as universidades federais do país para conhecer suas realidades e desafios, e durante o encontro foi informado que Marcus Vinicius David, ex-presidente da Andifes, assumirá a gestão da Secretaria de Educação Superior do MEC.
As reitoras e os reitores ressaltaram o papel estratégico das universidades para o desenvolvimento nacional, enquanto o evento contou com a divulgação de fotos por Luís Fortes/MEC e o compromisso do ministro em apoiar a realização da Cúpula do Brics, prevista para julho.