com cadaminuto // anna cláudia almeida e assessoria
Mudanças na direção do Instituto Médico Legal Estácio de Lima, em Maceió. Em portaria publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (31), o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, exonerou do cargo Kleber Santana. A partir de hoje, que assume a vaga é o médico legista Gérson Odilon.
Recentemente, Kleber Santana acusou, em entrevista a um jornal local, acusou policiais civis de forjarem resultados de exames de corpo delito, com o objetivo encobrir supostas torturas nas delegacias de polícia.
Após a divulgação dessa informação, a Associação dos Delegados de Polícia de Alagoas (Adepol-AL) decidiu que vai interpelar na Justiça o ex-diretor para que prove as acusações.
O presidente da Adepol, Antônio Carlos Lessa, disse que os delegados não podem silenciar diante de acusações tão sérias e vai pedir ao secretário da Defesa Social, Paulo Rubim, a abertura de inquérito policial para investigar o caso. “Os delegados de polícia não podem ficar calados diante de um fato tão grave, e é necessário que o diretor do IML prove o que está dizendo na reportagem”, acrescentou.
Na entrevista publicada pelo O Jornal, Kleber Santana afirma, entre outras denúncias, que delegados estariam enviando pessoas para fazer exames de corpo de delito no IML sem documentação com o intuito de encobrir supostas torturas nas delegacias de polícia. Segundo ele, os verdadeiros acusados em inquéritos seriam substituídos por outras pessoas a fim de ludibriar a Justiça.
“Nosso objetivo é que o diretor mostre quem estariam cometendo esses crimes. Os delegados não podem aceitar uma acusação tão grave sem que se apontem os nomes dos culpados. A categoria não vai ser lançada na lama desta maneira”, disse Antônio Carlos Lessa.