com blogapalavra // ivan nunes - Vídeo Tv Cada Minuto
Veja o Vídeo
Alvo até de uma reportagem no Jonal Nacional, da Tv Globo, quem desembarcou no aeroporto internacional, Zumbi dos Palmares, por volta das 17h desta terça-feira,30, em Maceió, foi o garoto José Sérgio Guedes da Silva, de 10 anos de idado, vítima de um sequestro praticado por Elismar dos Santos, mas, de acordo com informações do delegado regional, Cícero Lima, trata-se de Luiz Henrique de Messias, tendo como mãe, a doméstica Elita de Messias e pai não declarado.
Passava das 18h quando ele chegou no veiculo do deputado federal, Antonio Carlos Chamariz, membro da Comissão Parlamentar das vítimas de Sequestro a Criança e ao Adolescente, na Câmara Alta do Parlamento brasileiro.
Rapidamente, Sérginho foi cercado por curiosos, e seus cinco outros irmãos que há dois anos não viam ele, o irmão mais velho do casal José Heleno Guedes da Silva,48, e da doméstica Eliane Santos da Silva,40.
Ao pisar em solo palmarino, mais precisamente na rua Orlando Gomes de Barros, centro do bairro mais populoso de União dos Palmares, conhecido como os ”Terrenos”, Serginho não teve tempo de conversar com ninguém, a não ser retribuir o carinho recebido pelos irmãos, colegas e curiosos em forma de afetuosos e longos abraços.
A banda fanfarra, pertencente ao Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti), de União dos Palmares, executava com fervor, a música “Amigos para Sempre” numa homenagem pelo retorno ao “lar-doce-lar” do garoto Serginho, que desapareceu depois de se envolver na praça Costa Rego, conhecida como Rocha Cavalcante, com um artesão de madeira, há dois anos.
Nesse período, membros do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, de União dos Palmares, envidaram esforços, no intuito de localizar Serginho, promovendo viagens aos municípios de Caruaru, Garanhuns e até Recife, pernambuco, mas sem êxito.
No saguão do fórum de União dos Palmares, o Delegado Regional da Polícia Civil, advogado Cícero Lima, revelou que nos próximos dias vai ouvir o garoto, para saber com detalhes como ele, Serginho, foi tratado por Elismar, ou melhor: Luiz Henrique de Messias, preso na cidade de Goytacazes, estado do Rio de Janeiro.
Apesar das quase 8h de voo com destino a Alagoas, Serginho chegou a União dos Palmares com disposição. Recebeu um bolo de chocolate com enfeite de uva, feito por uma vizinha da família. Ele abraçou antigos colegas que reconheceu na hora da sua chegada, que compõem a banda do Peti.
José Sérgio Guedes da Silva, volta dois anos depois a residir na sua antiga casa, localizada numa transversal da rua Orlando Gomes de Barros, no bairro Roberto Correia de Araújo. Vai ocupar o mesmo quarto ao lado de seus quatro irmãos, haja vista que a unidade residencial possui apenas um quarto e sala, banheiro e cozinha, além de uma área de serviço que dá acesso a rua principal.
Ela foi construída pelos Alemães que manteem uma intituição no bairro Santa Maria Madalena. Todos os anos em que veem a União dos Palmares, a família de Serginho é visitada por um casal de Alemães, que são padrinhos de suas duas irmãs pequenas.
“Eles não cobram aluguel da gente, apenas pago água e energia da casa, mas nada”, confirmou a reportagem o pai de Serginho, José Heleno Guedes da Silva, que disse ter gostado de ter viajado de avião. Serginho foi recebido como herói de uma história que teve contornos de violência, maus-tratos praticados por uma pessoa desconhecida que se tornou amiga dele. Na época do sequestro, Serginho já não mais frequentava com assiduidade a escola Fernando Juazeiro, localidade defronte ao Hospital São Vicente de Paulo.
Casos como esses, em que garotos trocam a escola pela economia informal em União dos Palmares, parece ter se tornado lugar comum no município, mas seguido de sequestro foi o primeiro registrado pela Polícia de União dos Palmares.
Comentário Foto: Menino retorna ao convicio da familia