antonio aragão //
Após reunião extraordinária com a presença dos dez vereadores de União dos Palmares finalmente foi aprovado o Projeto de Lei nº. 016/2010 autorizando a realização de concurso público com oferta de 607 vagas em literalmente todas as secretarias municipais, cujos salários variam entre R$ 510,00 (para nível básico e segundo grau) e R$ 1.500,00 (para nível superior) cujo edital dever ser publicado Diário Oficial do Estado ainda esta semana.
Em três oportunidades o mesmo projeto foi apresentado no Legislativo e devolvido ao Executivo por ter sido detectadas várias falhas e erros, detalhes que provaram discórdias e discussões entre os vereadores, uma delas, o numero de vagas disponíveis e o mais polêmico – o zoneamento do concurso – proposto pelo Vereador Fabian Holanda.
Embora ainda não tenha sido informado oficialmente a divisão de cargos, se comenta que para a Secretaria de Educação seriam 114 vagas para professores do ensino básico, 12 para secretário escolar, 15 professores de educação física, 15 professores de inglês, 26 para assistente administrativo, 46 para vigilância escolar e 96 para auxiliares de serviços administrativos escolares, persistindo também a informação que haverá vagas para nutricionistas, médicos do PSF, clínicos, psicólogos, borracheiros, marceneiros, técnicos em contabilidade, merendeiros e outros.
Junto com a Lei foi aprovada a formação de uma comissão de fiscalização para o concurso composta de 02 membros da Prefeitura Municipal, dois membros da Câmara Municipal de Vereadores e 01 membro do Ministério Público, ficando de fora o membro do Sindicato dos Servidores Públicos do Município em função da instituição estar tentando regularização junto a Justiça.
O prefeito Areski de Omena Freitas disse à reportagem que o processo atualmente se encontra com a Comissão de Licitação da municipalidade a cargo do funcionário Kennedy Montenegro o qual deve proceder à licitação e o conseqüente contrato da empresa que vai aplicar as provas, a agência crediticia arrecadadora das taxas relativas às inscrições, e que finalmente após este procedimento que espera seja concluído nas próximas 72 horas, o edital será publicado.