antonio aragão // com cabo bento (ascom-2º BPM)
Duas equipes com vinte homens do segundo Batalhão de Polícia Militar sediado em União dos Palmares, comandadas pelo ten. cel. Hermelindo Filho e coordenada pelo capitão José Maria, prendeu no inicio da noite da quarta feira (24) na cidade de Garanhuns-Pernambuco cinco dos nove elementos (três foram detidos na manhã desta terça feira dos quais um menor de 16 anos filho do chefe do bando) que compunham uma quadrilha acusada de assaltos a cargas e roubo de carros e cavalos, cujo raio de ação abrangia União dos Palmares, Palmeira dos Índios, São João de Garanhuns e na região agreste de Pernambuco.
Pela manhã foram presos na Serra da Barriga, em União dos Palmares, os agricultores Gabriel Almeida da Cruz de 22 anos de idade, e José Carlos Marques dos Santos de 26 anos (foto 2) além do menor de 16 anos G.S.V (foto 3), sendo que os dois maiores são acusados de esconder na propriedade do primeiro um fuzil calibre 536 de uso privativo das Forças Armadas com cinco munições e um revólver calibre 38 com quatro munições intactas e duas deflagradas.
Por volta da 1,30 horas da madrugada desta quinta feira duas viaturas da PM chegaram a União dos Palmares conduzindo Manoel Alfredo da Silva de 48 anos, residente na Rua José Luiz, s/nº em Palmeira dos Índios (de camisa branca na foto um), Mikon Evaristo Alves, 29 anos, residente na Rua Ailson Ferreira, 366 em Garanhuns-Pe (camisa cinza), Genilson da Silva, 29 anos, residente na Rua Demócrito Gracindo em União dos Palmares (camisa branca), e baleado no braço; o ancião Cícero Barbosa da Silva, de 75 anos de idade, residente na Rua Tomé de Souza, 221, em Garanhuns-Pe e finalmente, Joaquim José de Vasconcelos, de 47 anos, residente na Serra da Barriga em União dos Palmares, (camisa azul) baleado na perna, acusado de ser o chefe da quadrilha juntamente com um elemento identificado apenas como Gerson, que também foi baleado na noite de ontem quando a quadrilha tentava assaltar um posto de gasolina em Garanhuns oportunidade em que foram flagrados pela policia daquele estado e reagiram à bala.
As primeiras informações passadas à reportagem dão conta extra-oficialmente que existem dois mandados de prisão em desfavor do ancião Cícero da Barbosa por cometimento de crimes de morte, sendo um deles no estado da Bahia. Os baleados sob forte escolta foram conduzidos à emergência do Hospital Regional São Vicente de Paulo para receber tratamento médico e em seguida serão entregues ao Delegado Regional Cícero Lima, a partir de quando ficarão à disposição da Justiça.
Em uma rápida conversa com a reportagem, Joaquim Vasconcelos negou que era o chefe do bando e que não era envolvido em roubo de cavalos e carros, porém disse que o charque encontrado em seu sitio além do revolver e do fuzil pertenciam e Gerson, e que os outro quatro presos juntamente com ele participaram em companhia de Gerson do assassinato de um soldado da Polícia Militar de Pernambuco na cidade de São João de Garanhuns há cerca de dois meses passados.
O ten.cel. Hermelindo Filho disse que “estamos apenas começando um trabalho de limpeza na região sob a jurisdição do 2º BPM”, além de que a Operação Tempestade continuará tirando de circulação todos aqueles que delinqüirem ou tentarem burlar a lei e a ordem pública, e que a paz pública será assegurada a qualquer custo aos cidadãos alagoanos” finalizou o militar.