Com ivan nunes (colaborador) // fotos e imagens Tv Tribuna União
Veja o Vídeo do evento
http://www.youtube.com/watch?v=1xX174WX3O0
A violência foi alvo de quatro horas de opiniões, depoimentos, sugestões, debates e anúncio de crise em alguns setores do aparato de segurança pública de União dos Palmares. O evento contou com a presença de presidentes de instituições sindicais e associações de moradores além do MP e de segmentos da sociedade civil organizada do município.
O local do fórum foi o plenário do Poder Legislativo, e lá estiveram membros do Ministério Público, através de Dra. Carmen Silvya Sarmento e Dr. Tácito Yuri; o Comandante do Segundo Batalhão de Polícia de União dos Palmares, ten.cel. Hermelindo Silva; o presidente da OAB- subseccional de União dos Palmares, Eriberto Lins Bezerra; dos gerentes e subgerente de atendimento da Caixa, agência Quilombo dos Palmares; do presidente do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, Manoel Semião bem como de uma platéia participativa formada por membros da igreja Católica, Associações de Moradores; jornalistas e do deputado do PT, Paulo Fernandes, o Paulão.
O encontro foi idealizado pelo vereador petista, Manoel Feliciano, e contou com o apoio de todos os seus colegas desde a aprovação da idéia em forma de requerimento, até a presença de praticamente todos os vereadores da casa, como Bruno Praxedes, Almir Belarmino, Fabian Holanda, Cícero Aureliano, Alan Elves, José Benedito dos Santos, Julio Paulino e do presidente da Câmara, vereador Edvan Correia dos Santos, o Bobo.
O evento foi rico em depoimentos sobre a questão da violência no município. O presidente da Associação dos Aposentados senhor Nelson, se queixou do tratamento dispensado aos idosos quando o assunto é pagamento na agência dos Correios de União que aceita alguns serviços bancários pertinentes ao Bradesco. Ele disse que nesse momento aumenta a insegurança por parte dos aposentados relativo a assaltos.
A senhora Lyra Carvalho, ativista do catolicismo palmarino, sugeriu que “houvesse sessões em bairros periféricos de União dos Palmares”. Lamentou não mais existir a rádio câmara e se queixou do início das sessões ordinárias que nunca acontece na hora marcada. Depois leu uma passagem bíblica e fez criticas veladas à classe política local, onde foi repelida pelo vereador presidente da casa, Edvan Correia, o Bobo.
O Promotor de Justiça, Dr. Tácito Yuri, lamentou a ausência do Chefe do Executivo no debate que tratou sem máscara a questão da violência em União dos Palmares. Lamentou as péssimas condições de trabalho vivenciadas pelos conselheiros municipais do Direito da Criança e do Adolescente, além de ter criticado o corte motivado pela falta de pagamento, do telefone convencional do conselho.
Ele defendeu que os conselheiros presentes a solenidade tivessem um veículo próprio para realizarem as diligências. Elogiou os cinco membros que preservam o ECA, chamando-os de ”profissionais valorosos” no tocante a proteção da Criança e do Adolescente.
De acordo com o ten.cel. Hermelindo, responsável pelo 2º BPM sediado em União dos Palmares, as duas viaturas novíssima em folha que circulam no município, foram cedidas pelas prefeitas, Eudócia Caldas de Ibateguara, e Renata Freitas de Branquinha. “Ainda bem que por esses dias estará chegando um utilitário blazer para nos dar apoio”, disse o militar se referindo a recuperação de um veiculo para servir ao batalhão.
O cel. Hermelindo revelou também, que tem sido alvo de algumas observações por parte de seus superiores em função da postura adotada por ele ao assumir o comando do 2º BPM em União dos Palmares. “Já trabalhei aqui em outras oportunidades, amo esta terra, e farei de tudo no item segurança pública; agora, são necessárias parcerias”, cobrou ele.
Fizeram uso da palavra também, o delegado regional, Dr. Cícero Lima, os vereadores Fabian Holanda, Cícero Aureliano, Edvan Correia, o Bobo; o jornalista Antonio Aragão, o gerente da Caixa em União, Paulo Roberto, a ex-vereadora Genisete Lucena, a promotora de Justiça, Dra. Carmen Silvya Sarmento; Manoel Semião; radialista, ‘Nel do Reggae’, o autor desta matéria, jornalistas e o deputado Paulão, do PT.
Para o vereador, Manoel Feliciano, “este debate vai fomentar a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública, onde foi traçado um raios-X da violência no município, além de suas causas e efeitos”, afirmou o legislador mirim.
A ausência de alguns juízes no encontro foi notada pelas autoridades presentes ao debate, a exemplo de Dr. José Lopes Netto ex-titular da 3ª Vara de Justiça de União dos Palmares (Vara Criminal). Conseguimos conseguiu localiza-lo depois do encontro, tendo o Magistrado afirmado que “A minha ausência nesse fórum extremamente importante, se deveu ao fato de não ter recebido convite para participar. Mas, já fui informado das discussões colocadas pelos participantes e tenho sido parceiro aqui em União dos palmares, quando o assunto é violência pública ou doméstica. Ajo de maneira enérgica contra quem praticou este ato e a sociedade palmarina sabe que não sou diferente”, justificou Dr. Netto. .