04/10/2025 06:24:15

13/03/2010 00:00:00

Municípios

Municípios

com cadaminuto // roberto gonçalves

Revoltados com a super lotação as péssimas condições sub humanas a que estão expostos 44 presos sub judice que ocupam as celas da Delegacia Regional de Santana do Ipanema, no alto Sertão do Estado distante de Maceió, 204 quilômetros realizaram uma grande rebelião.

Na rebelião que teria outra motivação o impedimento de linchamento de um preso que estava isolado, ocorrida na tarde desse sábado 13, os presos destruíram seis celas da Delegacia Regional de Policia e jogaram parte do material de construção das paredes, tijolos e pedras na parte externa do prédio atingindo uma viatura da Policia Civil que estava estacionada na porta do prédio.

O corredor do primeiro andar onde ficam as salas do delegado regional do chefe de serviço e refeitórios dos policiais também foram destruídos na rebelião.

O delegado Regional Rubens Cerqueira explicou que, em seus 20 anos de atuação na Policia Civil nunca presenciou uma cena de tanta violência, destruição e vandalismo. O clima na regional de Santana do Ipanema é tenso e a população está preocupada com outros atos de violência que por ventura venham a ocorrer na cidade que tem uma população de 42.296 habitantes e um reduzido efetivo policial de civil.

Policiais do 7º BPM sediado na cidade e policiais do Pelotão de Operações Especiais – Pelopes estão no local controlando o surgimento de novos tumultos e a fuga em massa dos presos. Neste momento os presos foram colocados encostados em trajes sumários na parede do pátio, para evitar uma fuga em massa. Até o momento nenhum preso foi ferido na ação policial e na rebelião.

O delegado não sabe como vai fazer para manter os 45 presos na noite deste sábado já que seis celas estão completamente destruídas. Uma equipe do Corpo de Bombeiros e uma ambulância do Hospital Regional Arsênio Moreira estão de plantão no local, na expectativa da ocorrência de novos incidentes.

Galeria