Motivo de comemoração por parte dos policiais civis que atuam no município de Coruripe, a mudança da agora antiga delegacia, cuja estrutura está ameaçada de desabamento, para um novo prédio, pode ser um dos primeiros passos para a estruturação das condições de segurança pública, que tantos constrangimentos têm causado à população do município de Coruripe, no Litoral Sul alagoano.
Com mudança realizada durante todo o dia de ontem, 11, os trabalhos da equipe do delegado Antônio Edson já foram iniciados, na manhã desta sexta-feira, 12, na nova sede do 89º DP, que fica no número 127 da Rua Antônio Brasil Rocha, próximo à Secretaria Municipal de Educação, na localidade conhecida como ladeira do Alto do Cruzeiro. Segundo explicações do chefe de operações do citado distrito policial, Fábio Alves, o novo prédio será utilizado apenas para a execução dos trabalhos de investigação e logística, pois a sede não dispõe de xadrez. Por conta disso, ainda de acordo com Alves, os envolvidos em crimes que forem capturados serão, imediatamente, encaminhados à Delegacia Regional de Penedo.
Alívio
A mudança para o novo prédio do 89º DP tem sido motivo de alívio para delegado, agentes e solicitantes dos serviços policiais, haja vista as condições da antiga sede, na qual funcionara, até o início dos anos 1990, o Hospital Maternidade Dr. Lima Castro. Com estrutura bastante comprometida, o antigo prédio funcionou como delegacia até as 18h desta quinta-feira, 11.
Segundo relatos de policiais, lascas de madeira da cobertura caiam sobre suas cabeças. As camas existentes no dormitório dos agentes ainda eram as macas do antigo hospital. A estrutura tão comprometida do prédio gerou, inclusive, a interdição do xadrez, por parte do CREA (Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia) e Vigilância Sanitária, chegando a ser chamado de pocilga, pelo representante do Ministério Público em Coruripe, o promotor Nilson Miranda.
Com a deficiência da segurança pública local, decorrente do descaso por parte da Secretaria de Defesa Social, como o próprio prefeito Marx Beltrão tem feito questão de destacar em seus discursos em público, a mudança de um prédio à beira do desmoronamento, para outra edificação, pode ser um passo inicial em direção à melhoria das ações no setor, naquele município.
A nova sede do 89º DP é alugada, por tempo indeterminado, e os recursos para arcar com os custos do aluguel estão sendo disponibilizados pela prefeitura local, enquanto o processo para o repasse da verba por parte da Polícia Civil, está sob avaliação pelos setores competentes, segundo o delegado titular do citado distrito policial, Antônio Edson.
Uma cerimônia de inauguração está sendo preparada, porém a data ainda não foi definida. Segundo um dos agentes que atuam em Coruripe, o secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, já confirmou sua presença.