O percentual de estudantes com aprendizado adequado no
Brasil aumentou do ensino fundamental ao ensino médio, de acordo com dados
divulgados nesta quarta-feira (18) pelo movimento Todos pela Educação. As
informações são da Agência Brasil.
Persiste, no entanto, um gargalo em matemática, no terceiro ano do
ensino médio. Ao deixar a escola, apenas 7,3% dos estudantes atingem níveis
satisfatórios de aprendizado. O índice é menor que o da última divulgação, em
2013, quando essa parcela era 9,3%.
Ele é ainda menor quando consideradas apenas as escolas públicas. Apenas
3,6% têm aprendizado adequado, o que significa que 96,4% não aprendem o
esperado na escola.
"É algo muito frustrante. A gente não está conseguindo avançar na
gestão da política pública educacional", diz a presidente executiva do
movimento, Priscila Cruz. "Matemática é uma disciplina cujo aprendizado é
muito mais dependente da escola. Se não aprendeu na escola, não aprende na vida.
Diferentemente de leitura e interpretação de texto, que é algo que os
estudantes acabam praticando fora da escola", acrescenta.
O Brasil não tem, oficialmente, uma definição clara do que deve ser
aprendido em cada nível de ensino. O movimento Todos pela Educação estabelece
metas para que em 2022, ano do bicentenário da independência do país, seja
garantido a todas as crianças e jovens o direito à educação de qualidade. O
movimento estabelece também metas intermediárias de aprendizado.
Pelos critérios do movimento, apesar de ter apresentado nacionalmente um
aumento no percentual de estudantes com aprendizado adequado, o país cumpriu
apenas a meta estipulada para o português no 5º ano do ensino fundamental. A
meta para a matemática no 3º ano era que 40,6% tivessem o aprendizado adequado.
De acordo com a definição do Todos pela Educação, o aprendizado adequado
de matemática no ensino médio significa que os estudantes tiraram pelo menos
350 no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Isso os coloca no nível
5 de 10. São estudantes que conseguem pelo menos resolver equações, determinar
a semelhança entre imagens e calcular, por exemplo, a divisão do lucro em
relação a dois investimentos iniciais diferentes. "É o mínimo
adequado", diz Priscila
Resultados da Prova Brasil
MUNICÍPIOS
O levantamento mostra uma melhora em relação à primeira etapa do ensino
fundamental, que vai do 1º ao 5º ano -fase que, na educação pública, é
geralmente de competência dos municípios. Entre 2005 e 2015, houve um aumento
dos municípios com maiores percentuais de estudantes com aprendizado adequado.
Em 2005, 0,1% dos municípios tinha mais de 75% dos estudantes aprendendo
o mínimo adequado à etapa. Esse índice saltou para 8,4% em 2015. Em matemática,
também houve aumento. Em 2005, nenhum município tinha mais de 75% dos
estudantes com aprendizado adequado. Em 2015, eram 4,2%.
"A política educacional nas áreas de matrícula e insumos está
ligada à expansão da educação, uma situação em que nem todos estão na escola e
é necessário expandir. Agora, para universalizar a qualidade é preciso mudar a
forma de fazer política educacional. Não é mais fazendo a mesma coisa para
todas as escolas, tem que ter uma segmentação e uma caracterização para cada
uma. Exige uma sofisticação de gestão muito maior", defende Priscila.
METAS
Os números são baseados no resultado da Prova Brasil e do Saeb,
aplicados em 2015. A Prova Brasil é um dos componentes do Ideb (Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica), considerado um importante indicador de
qualidade do ensino. O índice vai até dez e é calculado de dois em dois anos.
São divulgados indicadores do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e do
3º ano do ensino médio, para português e matemática. O Ideb de 2015 foi
divulgado pelo governo no ano passado. A meta para o índice de 2015 foi
cumprida apenas no início do ensino fundamental.
Atualmente em discussão, a Base Nacional Comum Curricular deverá definir
o que os estudantes têm direito de aprender em cada etapa de ensino. Isso deve,
segundo Priscila, ajudar na definição clara das metas de aprendizado. A
expectativa é que a Base do Ensino Fundamental seja divulgada até março pelo
Ministério da Educação e a do ensino médio, ainda este ano. Com
informações da Folhapress. <> Notícias ao Minuto //