05/05/2024 20:08:56

09/01/2010 00:00:00


Da Redação //

 

Um fato pouco comum está sendo registrado no comércio de União dos Palmares  que tem inclusive chamando à atenção das autoridades como da comunidade: o jovem empresário José Mauricio Amorim Filho conhecido como “Dr. Mauricinho” proprietário da empresa Construagro localizada na Avenida Antonio Gomes de Barros no centro da cidade, apesar de comercializar alguns produtos veterinários (leia-se anabolizantes de uso veterinário), se nega a vendê-los a pessoas que não são cadastradas em sua empresa como pecuaristas.

 

“Consegui fundar meu pequeno comércio com meus próprios sacrifícios. Para que fosse uma empresa consolidada, não precisei do lucro de anabolizantes vendidos ilegalmente a pessoas estranhas ao ramo da medicina veterinária. Contribui para o progresso do nosso município dotando-o de uma loja de médio-grande porte como a nossa sem esse lucro que creio nocivo à saúde dos jovens, portanto, tenho a consciência tranqüila que de alguma forma colaborei para o bem estar e a saúde da nossa juventude” sentencia o empresário.

 

Dr. Mauricio que é agrônomo ainda mostra largo conhecimento sobre esteróides anabolizantes e seus efeitos principalmente quando consumido por humanos que buscam o aperfeiçoamento e embelezamento físico através deste mecanismo que ele abomina por entender ser de alto risco. “Nada tenho contra quem utiliza os anabolizantes para outros fins que não o uso veterinário, apenas acho que devia haver uma maior preocupação por parte da vigilância sanitária e autoridades constituídas, pois a incidência maior de utilizadores deste tipo de drogas são jovens que podem se tornar enfermos futuramente, portanto sem oportunidade de viver a vida em sua intensidade”.

 

 

O que são Esteróides Anabolizantes

”Os anabolizantes são substâncias sintéticas similares aos hormônios sexuais masculinos e promovem, portanto, um aumento da massa muscular (efeito anabolizante) e o desenvolvimento de caracteres masculinizantes. A massa corporal aumenta porque eles aumentam a capacidade do corpo de absorver proteína, além de reter líquido provocando o inchaço dos músculos.

Geralmente, os anabolizantes, ou "bombas", como também são chamados, são tomados oralmente em cápsulas/tabletes, ou injetados no músculo. Muitas vezes, as drogas são usadas em associação de até três tipos diferentes e em doses 100 vezes maiores que as preconizadas por tratamento médico. Anadrol, Oxadrin e Durabolin são alguns exemplos de esteróides.

Embora muita gente não saiba, o anabolizante tem uso na medicina, para casos de osteoporose, deficiência de crescimento, problemas hormonais masculinos, como o hipogonadismo. Entretanto, só é ministrado em doses terapêuticas e necessitam sempre de prescrição médica para serem adquiridos. "Os médicos receitam doses de, no máximo, 15 mg enquanto que os fisiculturistas chegam a tomar até 300 mg", diz Fernando.

Consequências do uso de Anabolizantes

O efeito de um corpo saudável com os anabolizantes é apenas aparente. Está provado que seu uso só gera danos à saúde. Os efeitos colaterais das superdosagens são muitos. A pessoa pode desenvolver problemas no fígado, inclusive câncer, redução da função sexual, derrame cerebral, alterações de comportamento com aumento da agressividade e nervosismo, aparecimento de acne. Ao todo, 69 efeitos colaterais já foram documentados.

Em garotos e homens existe a diminuição da produção de esperma, retração dos testículos, impotência sexual, dificuldade ou dor ao urinar, calvície, desenvolvimento irreversível de mamas.

Em adolescentes de ambos os sexos, também pode ocorrer parada prematura do crescimento, tornado-os mais baixos que outros, não usuários de anabolizantes.
A parada brusca do uso de anabolizantes também pode produzir sintomas como depressão, fadiga, insônia, diminuição da libido, dores de cabeça, dores musculares e desejo de tomar mais anabolizantes.

O uso compartilhado de esteróides por seringas e agulhas não esterilizadas é comum e pode expor o indivíduo a doenças como Aids, hepatites B e C e endocardite bacteriana.

Caminho sem Volta

Segundo o professor Fernando, não se sabe até que ponto os problemas ocasionados pelo uso das "bombas" são reversíveis. "Os casos têm que ser analisados de forma isolada porque cada organismo reage de um jeito ao uso do esteróide. Em muitos casos, o nível de comprometimento das funções é tão grande que não há opção de cura. Várias pessoas já morreram por causa do uso indiscriminado dos anabolizantes", adverte.

Por tantos riscos e inconvenientes, o uso indiscriminado de anabolizantes deve ser desencorajado, banido do meio esportivo. Para Fernando, a grande arma capaz de resolver esse problema são as campanhas educativas. "O uso de esteróides já se tornou um caso de saúde pública. O governo tem que tomar providências", completa.”

 

Finalizando o contato com a imprensa, Dr.Mauricio faz uma parodia a uma velha lenda que fala sobre um grande incêndio em uma floresta, quando um elefante que estava em debandada observou um pequeno pássaro carregado  água  no bico e jogando o liquido no fogo e argüiu: “passarinho, por que você age assim, mesmo sabendo que não vai poder apagar o fogo?” – no que foi respondido: “amigo, estou praticando minha parcela de contribuição; se todos nós estivéssemos juntos na mesma missão, o incêndio será debelado” disse sorrindo o empresário.

 

 

 

 

 

 

Galeria




Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 9
Notícias Agora
Google News