27/04/2024 09:38:19

Meio Ambiente
13/05/2022 20:00:00

Brasil terá frio atípico com 'erupção polar' e 'chuva congelante' nos próximos dias


Brasil terá frio atípico com 'erupção polar' e 'chuva congelante' nos próximos dias

Uma intensa onda de frio atípico para o mês de maio vai provocar uma queda acentuada de temperatura a partir da próxima segunda-feira (16) no Brasil, segundo apontam os serviços de meteorologia. A previsão é de neve e "chuva congelante" para estados do Sul, e geadas para outros trechos do país.

Cesar Soares, meteorologista da Climatempo, destaca que os termômetros devem ficar abaixo de 10°C em São Paulo, salientando que "esse pode ser o episódio de frio mais intenso deste ano."

O frio que se aproxima vem sendo divulgado nas redes sociais como uma "erupção polar histórica". O meteorologista da Climatempo afirma, no entanto, que o termo não existe na literatura da meteorologia. O que, de fato, vai ocorrer tecnicamente é o avanço de uma "massa polar", que o especialista classifica como "muito intensa".

De forma direta, serão impactados todos os estados do Centro-Sul do Brasil. O auge será entre os dias 16 e 22.

Ainda de acordo o especialista, o grande diferencial é que desta vez o deslocamento da massa de ar polar vai coincidir com a passagem de um ciclone extratropical, que vai trazer umidade e possibilitar a ocorrência de eventos mais incomuns: queda de neve e precipitação da chamada "chuva congelante".

O especialista explica ainda que a neve é um fenômeno já mais conhecido: os flocos são formados já na nuvem e chegam ao solo no mesmo estado, enquanto a chuva congelante é um evento raro em nosso país.

Segundo ele, a chuva ocorre de forma normal, com a queda da gotícula na atmosfera, mas a água se congela ao tocar uma superfície.

Pessoas usando máscara  caminham em São Paulo, Brasil, em 20 de julho de 2021 em meio à pandemia de Covid-19 e onda de frio que atingiu a região. (Foto por Cris Faga/NurPhoto via Getty Images)
 
Pessoas usando máscara caminham em São Paulo, Brasil, em 20 de julho de 2021 em meio à pandemia de Covid-19 e onda de frio que atingiu a região. (Foto por Cris Faga/NurPhoto via Getty Images)

Em São Paulo, a previsão de temperatura pode chegar abaixo de 10°C. A previsão mais recente considera a possibilidade de mínimas em torno de 7 a 9°C.

o Sul, há condições para temperaturas abaixo de zero. Em Urupema (SC), de acordo com Soares, é possível que os termômetros cheguem a -8°C.

Há previsão de geada em várias áreas entre os dias 19 e 22 de maio. A geada ocorre quando é formada uma camada de gelo nas superfícies por causa da intensa redução de temperatura quando a umidade do ar está elevada.

A possibilidade é mais forte nos estados do Sul, da região Oeste paulista, em Mato Grosso do Sul e no sul de Minas Gerais. O meteorologista César Soares não descarta até mesmo a ocorrência de geada na capital paulista.

Ainda de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a queda das temperaturas mínimas vai afetar também os estados do Norte do Brasil.

yahoo notícias



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News