27/04/2024 07:00:23

Especial
05/05/2022 22:00:00

Ex-patroa diz que não pagava salário a doméstica por "considerar da família"

Madalena Santiago da Silva trabalhou 54 anos sem remuneração; em entrevista, ela relatou receio de pegar na 'mão branca' de repórter


Ex-patroa diz que não pagava salário a doméstica por

A ex-patroa de Madalena Santiago da Silva, doméstica resgatada de trabalho análogo a escravidão na Bahia, disse em depoimento a autoridades que não pagava a trabalhadora por "considerá-la da família" e "como uma irmã".

Segundo reportagem da TV Bahia, da Globo, Madalena trabalhou 54 anos de seus 62 de vida sem receber nenhum salário, além de sofrer maus-tratos e ter dívidas em seu nome feitas pela filha da ex-patroa.

O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia considera a justificativa da ex-patroa de Madalena como crime de assédio moral. À reportagem, Creuza Oliveira, presidente do sindicato, explica que essa fala é usada para poder não garantir os direitos da empregada doméstica. "Essa trabalhadora não é da família, ela está vendendo a sua mão de obra para uma pessoa que precisa do serviço", acrescenta.

"Se ela fosse da família, teria direito a herança, teria direito a usar o elevador social, piscina, fazer faculdade e estudar, como a família faz."

 

Medo de pegar em 'mão branca'

A história de Madalena ganhou repercussão nacional depois de uma entrevista que ela deu à TV Bahia. Na ocasião, ela afirmou ter medo de pegar na "mão branca" da repórter. "Eu vejo sua mão branca, eu pego a minha e boto em cima da sua, eu acho feio", disse entre lágrimas.

Foto: TV Bahia

Hoje, Madalena recebe seguro desemprego e um salário mínimo da ação cautelar do MPT. As medidas garantem a sobrevivência da doméstica, que perdeu R$ 20 mil da aposentadoria, levados pela filha da ex-patroa.

A doméstica relatou ainda o clima de descriminação constante na casa em quer trabalhava. “Eu estava sentada na sala, ela [filha da ex-patroa] passou assim com uma bacia com água e disse que ia jogar na minha cara. Aí eu disse: ‘Você pode jogar, mas não vai ficar por isso. Aí ela disse: ‘Sua negra desgraçada, vai embora agora’”, contou.

Após a repercussão do caso, duas novas denúncias de trabalho análogo a escravo chegaram ao conhecimento do sindicato. Segundo levantamento do Dieese, apenas sete entre dez domésticas no Brasil possuem carteira de trabalho assinada.

r7



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News