30/04/2024 17:03:46

Justiça
02/05/2022 08:00:00

STF suspende eleições indiretas para o governo de Alagoas

Decisão foi tomada em caráter provisório e ainda pode ser revertida


STF suspende eleições indiretas para o governo de Alagoas

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, suspendeu neste domingo, em caráter liminar (provisório), a eleição indireta para o governo de Alagoas, prevista para esta segunda-feira, 2. Fux atendeu a um pedido do diretório do PSB no Estado, que alega que a eventual disputa seria "incompatível com os ditames das Constituições Federal e Estadual".

A decisão de Fux busca dar tempo para o STF decidir sobre outra ação que trata do mesmo tema e que está sob relatoria do ministro Gilmar Mendes. Caberá a ele tomar a decisão definitiva, o que pode ocorrer a qualquer momento.

O pleito foi marcado pela Assembleia Legislativa do Estado diante da vacância na linha sucessória no Estado. O ex-governador Renan Filho (MDB) deixou o cargo há cerca de um mês para disputar vaga ao Senado, enquanto o vice,  Luciano Barbosa (MDB), saiu do governo em 2020 para assumir a prefeitura de Arapiraca (AL).

Terceiro na linha de sucessão, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Marcelo Victor (MDB), abdicou do cargo porque, caso assumisse, não poderia disputar a reeleição.

Por isso, desde o início do mês passado o governo de Alagoas está sob o comando do presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Klever Loureiro.

Caso a eleição ocorresse amanhã, os 27 deputados estaduais seriam responsáveis por escolher o novo governador e vice, com mandato até o fim do ano. O pleito é feito em sessão pública, com voto aberto. Os escolhidos assumem imediatamente.

Nas redes sociais, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), celebrou a decisão do STF. Ele aproveitou para alfinetar um de seus principais adversários políticos, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que apoia a eleição indireta.

ultimosegundo.ig.com.br



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 51
Notícias Agora
Google News