30/04/2024 06:44:50

29/09/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

com agenciaalagoas // renata amorim - foto de edvaldo junior

A partir da próxima quinta-feira (1°), os criadores de bovinos e bubalinos de Alagoas terão que acrescentar mais um compromisso à agenda. A vacinação do rebanho contra a febre aftosa, que é obrigatória e deve ser feita até o dia 31 de outubro.

Nesta segunda etapa da campanha de 2009, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) espera superar os 95,13% de cobertura vacinal obtidos na primeira etapa, em abril. “Vamos trabalhar para que todos os animais sejam vacinados durante a campanha”, ressalta o diretor da agência, Hibernon Cavalcante.

Esta etapa de vacinação marca um momento especial na defesa agropecuária do Estado. “Além de ser a primeira campanha de vacinação com Alagoas como zona de risco médio de febre aftosa, também estamos comemorando 10 anos sem registros da doença no Estado”, destaca Hibernon.

Apesar das conquistas, o diretor lembra que é preciso cautela. “O vírus da aftosa é altamente contagioso e de fácil disseminação, por isso os produtores não podem pensar que o trabalho já foi feito e deixar de vacinar”, explica.

A exemplo de campanhas anteriores, o governo do Estado vai doar a vacina para pequenos produtores. Criadores familiares, quilombolas, assentados e indígenas, que possuírem até 10 animais, serão contemplados pelas 165 mil doses distribuídas.

Movimentação de animais - A Adeal adverte aos criadores que durante a campanha o trânsito de bovinos e bubalinos fica restrito aos que já foram vacinados nesta etapa. Os criadores devem também ficar atentos aos prazos para essa movimentação. Os animais que receberem a 1° dose da vacina só poderão transitar 15 dias depois de vacinados. Os que receberem a 2° dose, 7 dias após a vacinação. A partir da 3° dose, o trânsito pode ser feito a qualquer momento após a vacina.

Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia e parte do Mato Grosso do Sul também vacinam seus rebanhos em outubro.

Em caso de dúvidas a respeito da vacinação, o criador pode obter informações no escritório da Adeal de sua região ou ligar para 0800 082 0040.


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 50
Notícias Agora
Google News