30/04/2024 10:50:58

Mundo
09/05/2021 16:00:00

Explosão em Cabul deixa mais de 20 mortos e dezenas de feridos

Explosão ocorre enquanto os Estados Unidos retiram os últimos de seus 2.500 soldados do país; negociações de paz entre Talibã e governo local patinam.


Explosão em Cabul deixa mais de 20 mortos e dezenas de feridos

Uma explosão perto de uma escola em Cabul, neste sábado (8), deixou pelo menos 25 pessoas mortas e feriu outras 52, incluindo estudantes, informou o Ministério do Interior do Afeganistão.

"Infelizmente, 25 mártires e 52 feridos foram levados para hospitais", explicou o porta-voz do ministério, Tareq Arian, aos repórteres. Ele disse que "o número de vítimas pode aumentar".

A explosão ocorreu no distrito de Dasht-e-Barchi, no oeste de Cabul, quando os moradores estavam fazendo compras na rua antes do feriado de Aid al Fitr da próxima semana, que marca o fim do mês sagrado do Ramadã.

O bairro é habitado principalmente por xiitas hazara e já foi atacado anteriormente por militantes islâmicos sunitas.

O porta-voz do Ministério da Saúde, Dastagir Nazari, disse que várias ambulâncias foram enviadas ao local e os feridos estavam sendo retirados.

A explosão ocorre enquanto os Estados Unidos retiram os últimos de seus 2.500 soldados do país, apesar dos poucos resultados nas tentativas de paz entre o Talibã e o governo afegão para encerrar uma guerra de décadas no Afeganistão.

As autoridades geralmente culpam o Talibã pelos ataques em Cabul, mas, neste caso, os insurgentes negam a responsabilidade.

Negociações de paz

Os Estados Unidos e a União Europeia (UE) pediram nesta sexta a retomada imediata das conversas entre as partes no Afeganistão e condenaram o Talibã por realizar ataques generalizados quando forças estrangeiras estão deixando o país.

G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 50
Notícias Agora
Google News