28/04/2024 22:32:04

Municípios
12/01/2021 09:00:00

"A dívida é do município", afirma procurador do MP de Contas sobre débitos encontrados nas prefeituras


Diversos prefeitos alagoanos eleitos que tomaram posse no dia 01 de janeiro encontraram as contas dos municípios zeradas e muitas cobranças de fornecedores e também de servidores públicos, que não receberam seus vencimentos no mês de dezembro. 

De acordo com o Procurador do Ministério Público de Contas (MP de Contas), Gustavo Henrique Albuquerque, mesmo que o débito tenha sido da gestão anterior, “a dívida continua sendo do município e novo prefeito tem que pagar”. Em entrevista a TV Gazeta, Santos explicou que o novo gestor tem que tomar medidas para responsabilizar o ex-prefeito. 

“É necessário que ao se deparar com uma situação dessa, o novo prefeito informe aos órgãos de controle os débitos. Se verba for estadual informar ao Tribunal de Contas do Estado, ao Ministério Público de Contas, e também ao Ministério Público Estadual. Se a verba for federal o Tribunal de Contas de União e o Ministério Público Federal devem ser comunicados”, detalhou o procurador. 

Gustavo Santos lembrou que ainda é comum essa prática de ex-gestores, que devem ser responsabilizados por improbidade administrativa e também por um processo criminal. “Infeliz essa prática demonstra que não houve transição nesses municípios", disse ele. 

Segundo o procurador, além dos débitos, estrutura sucateada, o mais comum encontrado nas prefeituras é ausência de equipamentos. “Nós já tivemos casos em que o novo gestor chegou na prefeitura sem saber de nada porque até os computadores foram levados”, completou ele.

Cada Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 47
Notícias Agora
Google News