29/04/2024 11:53:04

Mundo
14/11/2020 14:00:00

“No nosso pão não”: organizações argentinas fazem campanha contra trigo transgênico

Documento com mais de 6 mil assinaturas pede que o governo do país reverta a decisão de produzir trigo HB4


“No nosso pão não”: organizações argentinas fazem campanha contra trigo transgênico

Mais de duzentas organizações argentinas e 6.200 cidadãos assinam um documento apresentado ao governo argentino para exigir que a decisão de produzir o trigo transgênico HB4 seja revertida.

A resolução de produzir o novo trigo transgênico (trigo IND-ØØ412-7) foi divulgada em 9 de outubro através do boletim oficial do Ministério de Agricultura do país.

No abaixo-assinado intitulado “No nosso pão não”, as entidades afirmam que “o cultivo massivo desse trigo representaria o aumento exponencial da presença de agrotóxicos” nos pratos da população argentina, já que o pão é um dos principais alimentos consumidos no país.

O documento está composto por 20 pontos, através dos quais a sociedade civil argentina defende que a aprovação do trigo HB4 levará ao aumento do consumo de agrotóxicos, associados a enfermidades, além de atacar a soberania alimentar e a agroecologia praticada pelos produtores familiares e movimentos camponeses.

:: Argentina e Brasil são os maiores consumidores de agrotóxicos na AL, diz pesquisadora ::

A nota ainda destaca que não houve um processo participativo para a aprovação da decisão.

“Os cidadãos não puderam participar dos trâmites de aprovação deste evento transgênico, o que viola a Constituição Nacional e os tratados internacionais de direitos humanos”, diz o abaixo-assinado.

Assinam o documento diversas organizações camponesas, ecologistas e ligadas à agricultura familiar do país, movimentos populares e 15 cátedras universitárias sobre estudos sobre soberania alimentar e nutrição.

Para os mais de 6 mil firmantes, a resolução do Ministério da Agricultura representa uma “entrega aos capitais transnacionais”, já que a Monsanto é uma das principais acionistas da empresa argentina de biotecnologia Bioceres – que terá comercialização exclusiva do trigo transgênico.

A comercialização do trigo transgênico ainda precisa da aprovação do Brasil, principal comprador do trigo argentino.

Brasil de Fato



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 47
Notícias Agora
Google News