03/05/2024 18:00:29

12/08/2009 00:00:00

Municípios


Municípios

com AMA/Ascom

Os municípios com população abaixo de 50 mil habitantes vão ter R$ 1 bi para habitação popular. O anúncio foi feito pela secretária substituta de habitação do Ministério das Cidades, Junia Santa Rosa, que está em Maceió participando de um seminário promovido pela Associação dos Municípios Alagoanos – AMA -.

Com um auditório lotado de técnicos municipais, a secretária fez um apelo para que ninguém perca a oportunidade de trabalhar o plano de habitação de interesse social e disse que essa é a hora de se consolidar a política habitacional do país. “Os recursos existem, mas para que para que possamos operá-lo ele precisa ser tratado como prioridade”, acrescentou.

Batizando o projeto de PSH do bem, Junia Santa Rosa foi enfática ao dizer da necessidade de capacitação dos técnicos para a elaboração de bons projetos e acompanhamento eficiente junto ao Ministério das Cidades que será o grande gestor do plano.  “A hora é de pensar num grande plano de habitação para o país, porque os recursos existem. Se não formos capazes de gastar esse dinheiro, a verba míngua. Perder a oportunidade de trabalhar num plano de longo prazo é regredir”, disse. A secretária também anunciou a possibilidade de parcerias com instituições como BNDES e BNB, além da Caixa Econômica Federal.

A idéia da AMA, disse o presidente Luciano Barbosa é oferecer todas as ferramentas possíveis para que nenhuma cidade alagoana fique sem recursos por falta de projetos. Este seminário é uma das etapas que a instituição está desenvolvendo para fortalecer a estrutura dos municípios. A prefeita Renilde Bulhões, que defende a profissionalização acredita que é necessário, por parte dos municípios, mais empenho para consolidar esse projeto habitacional que chegou numa hora importante, principalmente para as cidades pobres do Nordeste.

Além de prefeitos e técnicos municipais, parceiros como Senai, Federação das Indústrias,Governo, Ufal, Ademi e Sinduscon  estão participando do seminário .
Durante a manhã, o superintendente da Caixa em Alagoas, Gilberto Magalhães, apresentou as de programas para viabilização de habitação, para que os municípios consigam reduzir o déficit existente. O seminário termina amanhã com oficinas técnicas ministradas pelo consultor do Ministério das Cidades, Anderson Kazuo.



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 5
Notícias Agora
Google News