28/04/2024 19:55:22

Especial
18/10/2020 10:00:00

A matemática é vista como abstrata e chata, 'mas nasceu para resolver problemas reais'

Guillermo Ramírez é físico e matemático e, como grande parte dos cientistas, acumula vários títulos - de bacharelado a doutorado.


A matemática é vista como abstrata e chata, 'mas nasceu para resolver problemas reais'

Mas o que é normal entre pesquisadores pode atrair o olhar curioso de quem não é.

"A tendência é que as pessoas te admirem, como se você fosse um animal raro ou alguém muito especial, com uma vida muito diferente da delas. Mas não é verdade", diz Ramírez à BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC.

"Não é preciso ser alguém muito especial ou muito inteligente para se dedicar à física ou matemática. São habilidades ou competências que podem ser desenvolvidas, assim como quando você pratica um esporte", acrescenta.

Essa ideia socialmente estabelecida de que a física e a matemática são para "uma elite com habilidades especiais", explica o mexicano, é algo que gera problemas práticos no dia a dia, além de inibir possíveis carreiras em duas áreas de trabalho altamente necessárias em meio à quarta revolução industrial.

Nem abstrato, nem distante

Ramírez é especialista em uma área da física chamada teoria da matéria condensada, "um campo bastante amplo que estuda as propriedades da matéria em sua fase sólida, líquida e gasosa, tanto a nível macroscópico quanto microscópico", explica.

Na última década, ele começou a aplicar seus conhecimentos em matéria condensada e matemática para estudar a evolução de tumores malignos, sobretudo como o microambiente e o metabolismo influenciam o desenvolvimento do câncer de mama.

Guillermo Ramírez
 
Legenda da foto,

Guillermo Ramírez é professor e pesquisador do Instituto de Matemática da Universidade Nacional Autônoma do México

Esse é apenas um exemplo de como um campo que pode parecer teórico e distante tem implicações profundas na vida das pessoas.

Até a matemática, que segundo Ramírez é geralmente ensinada e, portanto, percebida como abstrata e chata, "nasceu para resolver problemas reais".

Talvez o exemplo mais simples seja o da origem da aritmética diante da necessidade de um fazendeiro contar suas cabras - e depois trocar algumas delas por outros produtos, como maçãs.

Mas mesmo aquelas áreas que parecem desconectadas da vida cotidiana podem acabar transformando-a radicalmente.

É o caso da física (ou mecânica) quântica, diz ele, que estuda a natureza em escala atômica e subatômica, ou seja, o mundo das dimensões reduzidas e suas leis, muito diferentes daquelas que regem o mundo que somos capazes de enxergar.

"O desenvolvimento da mecânica quântica no início do século passado deu origem ao estudo do estado sólido da matéria, o que levou à invenção do transistor, dos microprocessadores, dos microchips, do computador, da internet", explica o pesquisador.

"Sem a mecânica quântica", acrescenta ele, "não viveríamos da forma como vivemos".

"Não teríamos telefones celulares e não estaríamos fazendo esta entrevista (via vídeoconferência) que, no início dos anos 1960, seria considerada história de ficção científica."

"Nesta pandemia, se não fosse a quarta revolução industrial, estaríamos como na Idade Média durante a Peste Negra", resume.

A revolução 4.0

A chamada quarta revolução industrial ou 4.0 não implica na chegada de novos desenvolvimentos em si, mas na convergência entre as tecnologias digitais, físicas e biológicas, segundo o Fórum Econômico Mundial, que possui um centro dedicado ao tema.

Primeira revolução industrial
 
Legenda da foto,

A primeira revolução industrial possibilitou a transição para a produção mecanizada, graças a invenções como o motor a vapor

Esta é uma mudança importante em relação às três revoluções industriais anteriores.

Na primeira, ocorrida entre meados dos séculos 18 e 19, houve a transição da produção manual para a mecanizada.

"Foi impulsionada pela criação do motor a vapor e, com ele, de máquinas e utensílios que facilitaram a produção de determinados insumos", afirma.

A segunda revolução industrial, por sua vez, "aconteceu quando essa produção de bens passou a ser feita em massa nas fábricas". Naquele momento, o uso da eletricidade foi fundamental.

Já terceira teve início apenas em meados do século 20, marcada pelo desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, da eletrônica e do início da automatização de alguns aspectos da produção industrial.

"Na quarta revolução industrial, no entanto, a tendência é automatizar tudo nas linhas de produção", explica Ramírez. É alcançar a independência da mão de obra humana.

Para isso, conceitos como internet das coisas, computação em nuvem e inteligência artificial se tornam imprescindíveis.

Equipamentos
 
Legenda da foto,

'As pessoas vão precisar se preparar para parar de trabalhar com as mãos e migrar para a internet'

Em outras palavras, áreas que exigem formação em matemática, física e engenharia, diz Ramírez.

Mas o pesquisador não se refere apenas a mudanças nas fábricas, em que uma linha de produção é operada à distância.

Ele também destaca os avanços da telemedicina, inclusive a realização de cirurgias de forma remota, com robôs controlados por um médico localizado a milhares de quilômetros do centro cirúrgico.

As quarentenas impostas no mundo todo em decorrência da pandemia de covid-19 aceleraram, por sua vez, essa revolução, diz ele, uma vez que naturalizaram o trabalho remoto em uma ampla variedade de áreas.

As carreiras de hoje

"Um dos grandes problemas dessa revolução e das anteriores é que as pessoas que não têm preparação suficiente vão ficar para trás e vão acabar subempregadas ou desempregadas", alerta Ramírez.

"Muitos governos populistas chegaram ao poder prometendo devolver as fábricas aos seus países. E embora isso ainda exista um pouco, a tendência é que tudo seja automatizado."

Por isso, "as pessoas vão precisar se preparar para deixar de trabalhar com as mãos e migrar para a internet".

Deste modo, Ramírez enfatiza que a física e a matemática não são abstratas, chatas ou para mentes brilhantes. São, essencialmente, tudo que nos rodeia.

BBC News Brasil



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 45
Notícias Agora
Google News