29/04/2024 09:28:44

Maceió
12/09/2020 23:00:00

Mobilidade urbana: mineração da Braskem prejudica mais 12 mil usuários do VLT


Mobilidade urbana: mineração da Braskem prejudica mais 12 mil usuários do VLT

Cerca de 12 mil usuários do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT): este é o quantitativo de pessoas na região metropolitana de Maceió que vem sendo prejudicado com a interrupção do trecho entre as estações do Bom Parto e de Bebedouro. A interrupção deu-se por causa dos laudos da CPRM, mostrando que o afundamento do solo em função da mineração da Braskem, causou instabilidade severa na região e deixou de ser seguro o uso do transporte ferroviário naquele trecho.

 Apesar de a mineradora estar custeando o transbordo de passageiros (via ônibus locados pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito - SMTT) entre as duas estações de trem, os cidadãos que utilizam o serviço foram prejudicados. 
Um dos exemplos é a empregada doméstica Maria Correia, que mora na Vila Goiabeira, em Fernão Velho. “Deixei de pegar o VLT para ir de lotação ou de ônibus porque, com essa baldeação, eu estava chegando atrasada no serviço sempre. Agora gasto mais do que o dobro de ônibus e meu marido vai me buscar de bicicleta, já que onde moro não chegam ônibus. Não adianta sair mais cedo de casa, tentei por vários dias e não deu certo. Está pesando no orçamento, mas não posso ficar desempregada”, desabafa. 
 
Por conta da baldeação (entra no VLT, vai até a estação, desce na estação, entra no ônibus, vai até a outra estação, volta para o VLT), passageiros com dificuldade de locomoção (como idosos, grávidas, obesos e pessoas com deficiência ou pais com crianças de colo) reclamam dos deslocamentos extras que precisam fazer, que além dos riscos de acidentes, ainda consomem mais tempo nas viagens.
O líder do movimento Luto por Bebedouro, Israel Lessa, destaca que a mobilidade urbana é mais um dos problemas que se somam ao conjunto de angústias pelas quais o descaso das autoridades e da Braskem têm deixado os moradores das áreas de risco à mercê. 
“O paliativo foi feito, mas o que a Braskem, a Defesa Civil, o poder público tem feito para mitigar este problema? Há projetos para viabilizar novos traçados de linhas, compensar o prejuízo causado à mobilidade urbana? Não tiram os moradores das áreas de risco, aumentam os problemas com a mudança do fluxo de veículos, e ainda os deixam privados de usar de forma adequada o meio mais cômodo e barato, que atendia com horários fixos e de forma eficiente”, defende Israel Lessa. “Ministério Público Federal, Prefeitura, Defesa Civil, Braskem, poder público: resolvam esta situação!”, apela.
Israel Lessa destaca problemas decorrentes do 'desvio' do trânsito
 

Israel Lessa destaca problemas decorrentes do 'desvio' do trânsito


SOBRECARGA
Já não bastasse o problema para os usuários do VLT, a avenida Major Cícero de Góes Monteiro, em Bebedouro, foi interditada e a via alternativa que recebeu todo o fluxo que vinha da parte alta em direção ao Centro e orla, passou para a Ladeira do Calmon, que liga Bebedouro ao Farol, sobrecarregando-a.
A via íngreme, agora recebe fluxo intenso de carros e veículos pesados, como ônibus, carretas, tratores e todo o maquinário da Braskem que segue para os bairros afetados. Já fragilizados com o afundamento do solo, a sobrecarga no fluxo de veículos tem intensificado os danos nos imóveis na Ladeira do Calmon, que agora apresentam mais rachaduras.
 
O desvio do fluxo via Ladeira do Calmon, dos veículos que vinham de Bebedouro, além das restrições do fluxo no Pinheiro, que eram as vias alternativas, contribuem para sobrecarregar a Avenida Fernandes Lima. “Essa questão pode não estar sendo notada com tanta intensidade, tendo em vista que as escolas e faculdades, assim como diversas empresas e órgãos públicos, estão em regime de teletrabalho, mas tão logo estas atividades retornarem, os reflexos no trânsito ficarão bem evidentes”, assinala.
 
Emergência 190 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 47
Notícias Agora
Google News