29/04/2024 08:23:31

Educação
01/08/2020 18:00:00

Saúde emocional ganha espaço na grade de alunos no ensino médio

Em Brasília, jovens batem papo com psicólogos sobre anseios e angústias devido à pandemia


Saúde emocional ganha espaço na grade de alunos no ensino médio

De acordo com a pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus” realizada pelo Conjuve (Conselho Nacional da Juventude), cerca de 49% dos jovens que planejam fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), já pensaram em desistir. Esse sentimento vem da dificuldade de estudar em casa e também do equilíbrio emocional que o isolamento social e a pandemia estão exigindo. A pesquisa ouviu 33 mil participantes.

O assunto tem tamanha importância, que em Brasília, alunos do ensino médio contam com a semana de acolhimento emocional. Durante o fim de julho, as turmas dos três anos terão momentos para conversar com psicólogos sobre saúde emocional.

A orientadora pedagógica do Colégio Marista Asa Sul, de Brasília, Denise Pereira Lima, explica que a ação surgiu de uma demanda dos próprios alunos.

“A partir da escuta com lideranças estudantis e respostas de pesquisas aplicadas, decidimos abrir esta semana de espaço para diálogos e escuta qualificada de psicólogos parceiros”, comenta.

Durante a semana, cada turma teve uma aula substituída pelo momento com o psicólogo para debater angústias, incertezas e ansiedades. “O objetivo é acolher as demandas emocionais dos nossos estudantes. Por isso o espaço está dentro da grade horária dos alunos”, revela.

Além disso, os jovens do ensino médio também contam com a tutoria de profissionais que os orientam e os apoiam nos estudos, para que os seus objetivos sejam alcançados mesmo durante as aulas remotas.

Correio Braziliense



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 47
Notícias Agora
Google News