29/04/2024 23:20:48

Especial
16/06/2020 17:00:00

Hemocentro de Alagoas passa a receber doação de sangue de gays

Ministério da Saúde enviou ofício a todos os hemocentros estaduais do País determinando a liberação


Hemocentro de Alagoas passa a receber doação de sangue de gays

Gays de Alagoas e do todo o Brasil já podem doar sangue. O Ministério da Saúde enviou ofício a todos os hemocentros estaduais do País, na última sexta-feira (12), informando que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de liberar a doação também para homens que se relacionam sexualmente com outros homens deve ser imediatamente cumprida.

A reportagem da Gazetaweb entrou em contato com o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que confirmou que a coleta de sangue neste grupo de pessoas já está sendo realizada. O Hemoal ponderou que este grupo deve seguir todos os outros critérios de saúde já questionados em entrevista antes da doação. Outros grupos da comunidade LGBT já podiam realizar a doação.

No dia 8 de maio deste ano, a maioria dos ministros do STF decidiu que as normas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que limitam a doação de sangue por homens gays são inconstitucionais. Bancos de sangue rejeitavam a doação de homossexuais que tivessem feito sexo com outros homens nos 12 meses anteriores à coleta.

DOAÇÕES CAÍRAM NOS ÚLTIMOS 4 ANOS

De acordo com o Ministério da Saúde, as bolsas de sangue coletadas no Brasil caíram 2,5% nos últimos quatro anos, apesar das transfusões de sangue terem aumentado 4,8% no mesmo período. Em 2019, foram coletadas no Sistema Único de Saúde (SUS) cerca de 3,2 milhões de bolsas de sangue contra aproximadamente 3,35 milhões de bolsas em 2016. As transfusões de sangue no país aumentaram de 2016 para 2019, passando de 2,8 milhões para 2,95 milhões de transfusões realizadas. 

QUEM PODE DOAR SANGUE

Em 2012, o Ministério da Saúde reduziu a idade mínima de 18 para 16 anos (com autorização do responsável) e ampliou a idade máxima de 67 para 69 anos. O doador deve pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde geral. Outras recomendações necessárias são: estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. A frequência máxima de doações é de 4 doações anuais para o homem e de 3 doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de 2 meses para os homens e de 3 meses para as mulheres.

Gazetaweb

 

 
 


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 50
Notícias Agora
Google News