29/04/2024 23:12:42

Política
05/06/2020 15:00:00

Bancada federal diverge, mas maioria dos deputados defende que eleições municipais ocorram este ano


Bancada federal diverge, mas maioria dos deputados defende que eleições municipais ocorram este ano

Em uma reportagem veiculada ao jornal Tribuna Independente, parte dos deputados federais da bancada de parlamentares alagoanos, em Brasília, afirmou que defende o adiamento das eleições municipais, que estão previstas para acontecerem em outubro deste ano caso o calendário eleitoral não sofra alterações, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Os deputados Severino Pessoa (Republicanos), Tereza Nelma (PSDB) e Paulão (PT), afirmaram ao jornal que são contrários a unificação dos mandatos de prefeitos e vereadores até o ano de 2022 onde devem ocorrer as eleições estaduais e nacionais. 

“A coincidência das eleições gerais e municipais em 2022 é muito polêmica e vai de encontro à Constituição, pois ela estabelece a soberania popular através do voto, que também estabelece o tempo de mandato dos eleitos”, disse Paulão.

Assim como Paulão, a deputada Tereza Nelma, defende que as eleições municipais, possam ocorrer este ano, porém entre os meses de novembro e dezembro. “É bem diferente, se aproveitar desta situação, para prorrogar mandatos. Isso representa uma cassação do direito do voto a todos os eleitores do país”, disse Tereza. 

Por meio de sua assessoria, o deputado Severino Pessoa, destacou que também defende a realização do pleito de maneira segura para toda sociedade, mas que deve ocorrer ainda este ano. “Severino defende as eleições até o final do ano, desde que o processo transcorra sem colocar em risco eleitores e candidatos”, diz um trecho da nota. 

“A prioridade é salvar vidas”, defende Marx Beltrão

O deputado federal Marx Beltrão, que também foi ouvido pela Tribuna, pensa de maneira contraria dos demais parlamentares citados na reportagem e destaca com veemência, que “a prioridade é salvar vidas”.

“Sou a favor do adiamento das eleições para 2022 diante da pandemia, porque acredito que a prioridade é salvar vidas e garantir a saúde de nossa sociedade, não tendo como neste momento de emergência sanitária o país entrar em um processo eleitoral”, explicou Marx. 

O deputado foi além das questões sanitárias e destacou que é preciso reverter o uso do Fundo Eleitoral para que nesse momento possa custear gastos e investir em equipamentos que são essenciais. “Sou a favor de usarmos o Fundo Eleitoral de 2020 integralmente para o financiamento da saúde e para ações no combate à Covid-19, visto que está é a prioridade máxima nacional”, disparou o líder da bacana alagoana no Congresso Nacional. 

Cada Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 50
Notícias Agora
Google News