27/04/2024 13:46:36

Alagoas
16/05/2020 12:00:00

Prévia do PIB aponta queda de 5,9% em março

Com esse dado, Banco Central calcula uma contração de 1,95% da economia brasileira no primeiro trimestre do ano


Prévia do PIB aponta queda de 5,9% em março

Considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central (BC) indica que a economia brasileira desabou 5,9% em março, quando a pandemia do novo coronavírus estava só começando a afetar a atividade econômica nacional.

 
O IBC-Br de março foi divulgado nesta sexta-feira (15/05) pelo Banco Central e também indica que o PIB do Brasil caiu 1,95% no primeiro trimestre deste ano em relação ao último trimestre de 2019. Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, contudo, a contração seria de 0,28%.
 
Ao divulgar a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o Banco Central já havia admitido que a pandemia do novo coronavírus vai provocar uma forte contração na economia brasileira neste primeiro semestre, em especial no segundo trimestre. O governo federal também admitiu o baque, revisando de 0,02% para -4,7% a projeção para o PIB de 2020.
 
O cálculo do IBC-Br para a contração registrada no primeiro trimestre, contudo, está mais em linha com as projeções do mercado financeiro do que as contas do governo. É que, apesar de a covid-19 ter provocado a paralisação de boa parte da economia brasileira só a partir da segunda quinzena de março, o mercado espera uma queda superior a 2% do PIB já no primeiro trimestre. O Itaú, por exemplo, projeta uma contração de 2,1% e a XP, de 2,2%. E o baque de 1,95% apontado pelo IBC-BR está mais próximo desse número do que a contração de 1,6% projetada pelo governo para os três primeiros meses do ano.
 
O mercado, por sinal, já falou que a própria previsão do governo de que a queda anual será de 4,7% pode ser otimista. Afinal, o governo espera o fim do isolamento social no fim deste mês e ainda projeta uma recuperação rápida, com alta de 3,6% já no terceiro trimestre, enquanto os analistas dizem que essa retomada será mais lenta, já que muitos brasileiros sairão da pandemia com menos renda e, portanto, com menos disposição para consumir e investir.
 
O cálculo oficial do Produto Interno Bruto, contudo, cabe ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que já apontou quedas significativas nos principais setores produtivos brasileiros em março (retração de 9,1% na indústria, de 2,5% no varejo e de 6,9% nos serviços) e vai divulgar o dado oficial do PIB do primeiro trimestre deste ano no próximo dia 29.
 
Correio Braziliense


Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News