29/04/2024 05:30:50

03/07/2009 00:00:00

Polícia


Polícia
 

Ao mesmo tempo que são divulgados dados sobre a violência em Alagoas, que tem crescido nos últimos anos segundo denúncias da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas – OAB/AL, uma modalidade de crime tem diminuído no Estado de forma rápida, estando hoje controlada e com todos os crimes esclarecidos.

O sequestro, modalidade de crime previsto no Código Penal Brasileiro - CPB, em seu Artigo 159, prevê prisão de 8 a 15 anos para seus envolvidos. Porém, a Lei aumenta a pena se forem observados alguns detalhes:

O inciso diz que se o sequestro durar mais de 24 horas e se a vitima é menor de 18 ou maior de 60 anos, ou se o crime é cometido por bando ou quadrilha, a pena é de 12 a 20 anos.

Já inciso diz que se o sequestro resultar em lesão corporal de natureza grave na vitima, a pena será de 16 a 24 anos, enquanto que no inciso 3° a pena será de 24 a 30 caso a vitima seja morta.

Em Alagoas essa modalidade de crime é combatida por policiais da Delegacia Anti-Sequestro, unidade do Departamento Especial de Investigação sobre o Crime Organizado – DEIC, cujo responsável é o delegado Paulo Cerqueira. Embora a criação do DEIC ainda espera a aprovação da Assembléia Legislativa de Alagoas – ALE, a unidade é composta por policiais que afirmam viver em completo alerta, monitorando principalmente o aeroporto e cidades da divisa do Estado com Pernambuco e Sergipe.

A DAS se fortaleceu ao longo dos anos ao comprovar sua autonomia e superioridade diante dos casos esclarecidos, localizando e prendendo, na maioria das vezes, os envolvidos nos crimes.

No ano de 2007, foram registrados 19 sequestros em Alagoas. O número caiu em 2008 quando foram registrados apenas 13 e este ano, até a primeira semana do mês de julho, só foram registrados 3 casos.

Casos

Em outubro de 2006, José Joaquim dos Santos, o "Cow", protagonizou um dos crimes que chamou a atenção e revoltou a população do Estado. Foi ele quem sequestrou no dia 1º de outubro, dia de eleições, Maria Luiza Braga, a "Malu", na época com 2 anos e onze meses, durante uma tentativa de assalto a uma panificação, localizada no Eustáquio Gomes de Melo, em Maceió. Na fuga, ele levou a criança, que estava dentro de um carro junto com a mãe. O pai da garota, um policial civil, estava dentro da panificação e atirou contra o sequestrador, que revidou e fugiu com a menor. O pai, que quebrou uma das pernas, ainda seguiu o carro com os criminosos, mas não conseguiu alcançá-los.

Foram vários dias de buscas, que contou com a ajuda da Polícia Federal. Apesar do crime não ter sido relacionado como um sequestro, pois não houve nenhum tipo de pedido de resgate, policiais da anti-sequestro tiveram participação ativa nas buscas até sua localização, na cidade de Japaratinga, litoral Norte do Estado. A criança, localizada pela PF, passeava de moto com integrantes da quadrilha. Durante todo o tempo, ela estava escondida na casa de um familiar de Cow.

Na ação, os policiais conseguiram prender José Sinvaldo dos Santos (irmão de Cow), Jackson Sarmento Lins e Lúcia Ferreira dos Santos (mulher de Cow), além da menor S.P.S. (17), que seria a responsável por tomar conta do cativeiro de Malu que durante seu sequestro, atônita ao perigo que corria, ficava na casa brincando com a filha menor de Cow. Chegava ao fim 10 dias de agonia para a família desesperada.

A polícia também prendeu o advogado e professor José Buarque do Nascimento, que ficou durante 62 dias em uma cela comum, junto com outros três, segundo ele na época, acusados de homicídios. O advogado é casado com uma irmã de Cow, Rosana Ferreira Lins, e segundo a polícia teria envolvimento com alguns crimes, entre eles, o seqüestro da menor Malu. Buarque se defende dizendo que apenas teve seu escritório contratado para defender Lúcia Ferreira dos Santos, mulher de Cow. O profissional irá responder na Justiça a denuncia de formação de quadrilha.

O criminoso foi localizado no município de Matriz do Camaragibe e reagiu a ordem de prisão, sendo baleado e morrendo durante o socorro.

Como em todos os casos de sequestros, a família e as vítimas demoram a retomarem a vida normal. No caso Malu, que passou 10 dias longe da mãe Maria Nogueira



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 47
Notícias Agora
Google News