29/04/2024 21:43:21

Brasil
19/02/2020 00:00:00

IR 2020: aposentados e pensionistas do INSS já podem consultar informe de rendimentos


IR 2020: aposentados e pensionistas do INSS já podem consultar informe de rendimentos

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem consultar o Informe de Rendimentos do ano-base 2019 para preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2020 (IR2020). A consulta e impressão do documento pode ser feita pela internet, no site do INSS.

É preciso acessar a página do "Meu INSS". No canto esquerdo da tela, o beneficiário deve rolar o cursor para baixo até o link "Extrato para Imposto de Renda (IR)". Depois, ao clicar é preciso para o login e inserir uma senha cadastrada no sistema para acessar o documento. Caso ainda não tenha, siga os passos informados no site para obter a senha.

Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo "Meu INSS", disponível para celulares com sistemas Android e iOS.

O documento, que também é entregue pelas empresas aos funcionários, traz os valores recebidos pelo contribuinte no ano, quanto ele pagou de imposto retido na fonte e quanto contribuiu ao INSS. Ele também pode conter gastos com plano de saúde coletivo e aportes no plano de previdência da empresa.

Bancos e empresas devem divulgar informe de rendimentos

As empresas e os bancos têm até o dia 28 de fevereiro para disponibilizar o informe de rendimentos aos seus empregados e clientes. Os empregados devem verificar com o RH das empresas quando e como o documento será disponibilizado aos funcionários, se ele será fornecido de forma impressa ou eletrônica.

Os bancos devem enviar aos clientes o informe de rendimento e investimentos, com dados sobre saldo da conta corrente, poupança, aposentadoria privada e os rendimentos obtidos pelos investimentos feitos pelo contribuinte. Os bancos costumam disponibilizar o documento pela internet, mas também é possível pedir uma versão impressa na sua agência.

Yahoo Notícias



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 50
Notícias Agora
Google News